Connect with us

NOVO HAMBURGO

COMUR recebe comitiva de Honduras e apresenta sistema de bilhetagem eletrônica

Apesar de ter menos um ano na gestão do sistema, companhia já é considerada referência no setor

A poucos dias de completar um ano de operação, no próximo dia 27, o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) do MixMob, gerenciado pela Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR), já se destaca como referência internacional. Nesta quinta-feira (03/04), a sede da companhia, em Novo Hamburgo, recebeu a visita técnica de uma comitiva da Inversiones Transportes y Servicios Especiales (Intrase), operadora privada do transporte urbano de San Pedro Sula, capital econômica de Honduras.

A visita foi viabilizada pela Transdata, fornecedora do software e hardware do sistema, com o objetivo de apresentar os processos de bilhetagem implementados no município.

“Temos muito a aprender com vocês. Parte do que vimos aqui poderá ser aplicado em nossa cidade. É um modelo que beneficia os transportadores, os usuários e a própria cidade. Agradecemos pela recepção calorosa”, destacou Nelson Fernandez, presidente do Conselho de Administração da Intrase.

O consórcio Intrase é composto por 983 sócios de 46 empresas de transporte. San Pedro Sula, com mais de um milhão de habitantes, está em processo de modernização do transporte público em um projeto chamado Metrosula, com aquisição de nova frota de mais de 500 ônibus e tecnologias de gestão e bilhetagem.

Durante a visita, os hondurenhos puderam conhecer os processos de cadastramento presencial e remoto, venda e recarga de cartões, coleta e atualização diária de dados, emissão de relatórios, reconhecimento facial, além dos sistemas de gestão e monitoramento de frota (ITS).

Um dos problemas históricos da cidade é o transporte ilegal, ao que o projeto visa sanar. Com a bilhetagem eletrônica e com o reconhecimento facial, presente no sistema utilizado pela COMUR, o consórcio busca garantir a arrecadação e a segurança de motoristas e passageiros.

As apresentações foram conduzidas pela coordenadora do SBE, Michelle Bervian, e pelo técnico responsável pela implantação do sistema, Carlos Borges.

“A COMUR já é uma referência para nós, e por isso escolhemos visitar Novo Hamburgo. A operação é sólida, com tecnologia de ponta em validadores e no sistema de gestão de frota”, afirmou Romano Garcia, head de negócios internacionais da Transdata.

Em setembro do ano passado, a COMUR expandiu sua atuação para o município de Esteio, com o lançamento do EsteioMob, também utilizando soluções tecnológicas da Transdata. A companhia tem planos de seguir ampliando sua participação em outros municípios da região e deve anunciar novas operações em breve.

Operação simulada com ônibus da Visac

Após as apresentações, foi realizada uma operação simulada em um dos ônibus da Viação Santa Clara (Visac), com o uso de cartões MixMob para liberação das catracas. A comitiva estrangeira embarcou na Estação Rodoviária Normélio Stabel, sede da COMUR, e seguiu até o Centro, passando pelo ponto de vendas do Largo Povo de Canelones, na Praça do Imigrante.

“É motivo de orgulho e gratidão poder recebê-los e mostrar o quanto avançamos em tão pouco tempo. San Pedro Sula é o centro econômico de Honduras, com uma população quatro vezes maior que Novo Hamburgo, e fomos escolhidos como exemplo em bilhetagem eletrônica”, celebrou o diretor-geral da COMUR, Fabio Tomasiak, que acompanhou a visita ao lado do diretor administrativo-financeiro, Marcos Aguiar, e da assessora, Daysi Cunha.

Além de Nelson Fernandez, a Intrase foi representada pelos conselheiros Medardo González, Sergio Velásquez e Eduardo López, e pelo assessor técnico Roberto Carlos Romero. Também integraram a comitiva representantes das empresas Volvo (Alexandre Selski), Twin Business (Euclides Castro), TecTrans (Eraldo Constanski) e Goal Systems (Sergio Rodriguez).

A Visac foi representada pelo gerente estadual Fernando da Silveira e pelo instrutor de motoristas Vanderlei Andrade Silva.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados