NOVO HAMBURGO

Comusa publica edital para ETE Luiz Rau

Edital é publicado nesta terça-feira (25), com investimento de mais de R$ 70 milhões e entrega prevista para o final de 2024

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo publica, nesta terça-feira (25/07), a licitação para a obra civil da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau, a maior obra de sua história e que será responsável por ampliar o tratamento de esgoto do Município em 50%. Com um investimento de R$ 70 milhões, em recursos captados junto à Caixa e Banrisul, a previsão de início da obra, em uma área de mais de 5 hectares, no bairro Santo Afonso, decorre dos trâmites legais da licitação, mas deve ter início ao final de setembro, com conclusão prevista para o final de 2024.

Na tarde desta segunda-feira (24/07), a prefeita Fatima Daudt, acompanhada do vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, visitou as obras de terraplenagem da futura ETE e destacou a importância da obra para a comunidade e para o meio ambiente. “Essa obra já devia ter sido feita há muito tempo. Tratar o esgoto significa mais saúde, mais cuidado com o meio ambiente e conscientização para o nosso futuro. É um momento histórico que estamos concretizando. Recebemos a cidade com 5% do esgoto tratado e vamos entregar com mais de 58%”, comemora.

Márcio aponta que o lançamento do edital é um marco para uma luta que começou ainda em 2018. “Quando assumimos a Comusa, o recurso estava prestes a ser perdido. Fomos a Brasília, recuperamos essa verba e trabalhamos incansavelmente para garantir que ela finalmente pudesse sair do papel. É o resultado de muito empenho dos nossos servidores”, finaliza.

A ETE Luiz Rau é a maior obra de saneamento em execução na América Latina e uma das maiores obras já realizadas em Novo Hamburgo. Com ela, o Município fica mais próximo de atingir as metas do Marco Regulatório de Saneamento.

 

Sair da versão mobile