NOVO HAMBURGO
Comusa aprova escalonamento no reajuste tarifário de 25,52%

Aumento será aplicado em três etapas ao longo do ano
Na primeira reunião do ano, realizada nesta sexta-feira (21/02), o Conselho Deliberativo da COMUSA – Serviço de Água e Esgoto de Novo Hamburgo aprovou, por unanimidade, um escalonamento no reajuste de 25,52% da revisão tarifária da autarquia, que começará a ser implementado ainda neste mês. O aumento será dividido em três etapas, sempre incidindo sobre o valor principal: 10% em março, 10% em julho e 5,52% em dezembro. Todos os percentuais terão como base o valor original, sem incidência acumulativa acima dos 25,52%.
O escalonamento foi proposto pelo prefeito Gustavo Finck e apresentado ao conselho pela secretária de Gestão, Governança e Desburocratização (SMGGD), Andrea Schneider Paschoal, que também preside o Conselho Deliberativo da COMUSA. Após deliberação, o colegiado aprovou a proposta do Executivo.
“Esse foi um pedido do prefeito Gustavo Finck, com base nas propostas de reestruturação e redução de custos que a nova diretoria já vem implementando. Acreditamos que, por meio dessas ações, conseguiremos alcançar equilíbrio financeiro e manter a qualidade na prestação de serviços”, declarou Andrea Schneider.
O reajuste de 25,52% foi determinado pela Agesan-RS, conforme resolução publicada no final de dezembro de 2024. Segundo a COMUSA, o novo cálculo tarifário leva em conta os investimentos necessários para a universalização do tratamento de água e esgoto na cidade, além da dívida da autarquia com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), estimada em mais de R$ 130 milhões.
Participaram da reunião o diretor-geral da autarquia, Paulo Kopschina; todos os membros titulares do Conselho Deliberativo da COMUSA – Marcio Jung, Nelson Koch, Carlos Eduardo Kranz e Maicon Shaab –; o diretor Administrativo-Financeiro, Emilio Kerber; a coordenadora financeira interina, Dilce Janete Soares; e a assessora de expediente, Maria Aparecida Cidade.
O que é o Conselho Deliberativo da Comusa?
O Conselho Deliberativo da Comusa é um órgão colegiado que delibera sobre assuntos de grande relevância para a entidade, como planos de obras, tarifas de água e esgoto, orçamento e relatórios econômico-financeiros.
