NOVO HAMBURGO
Comusa desmente fake news sobre água contaminada na Vila Palmeira
Conforme a autarquia, o mesmo vídeo que afirma que a água do local está contaminada já foi desmentido durante as enchentes de maio
A Comusa emitiu nota neste sábado (17/08) afirmando que a água tratada da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, não está contaminada e é potável. A nota foi necessária pois circulam nas redes sociais vídeos onde supostamente a água tratada do local está contaminada, não sendo adequada para o consumo. Conforme a Comusa, o mesmo vídeo já foi desmentido durante as enchentes de maio, quando fake news foram divulgadas dizendo que a água tratada em todo o Estado não seria potável.
A Comusa ainda informou que nesta semana entrou em contato com os moradores para averiguar a situação. Técnicos da autarquia foram ao local e analisaram a água, constatando que ela é potável. Confira a nota completa na íntegra.
“A Comusa – Serviços de Água e Esgoto informa:
É falsa a informação, divulgada por candidatos em vídeo nas redes sociais, que a água tratada da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso está “contaminada” ou com em condições de não potabilidade. A informação já foi desmentida durante as enchentes de maio, quando fake news foram divulgadas dizendo que a água tratada em todo o Estado não seria potável. Nesta semana, após contato dos moradores da região sobre essa situação, técnicos da Comusa estiveram no local e analisaram a água, constatando que a água é sim potável.
A Comusa realiza análises de hora em hora na Estação de Tratamento garantindo a potabilidade de toda água que sai da Estação de Tratamento. Além disso, realiza um controle de qualidade rigoroso diariamente com coletas em pontos por toda a cidade.
A Comusa lamenta a divulgação de fake news já no começo deste pleito com o único objetivo de causar pânico na população com informações sabidamente falsas.”