NOVO HAMBURGO
Comusa explica como funcionará escalonamento da tarifa

Medida foi anunciada em reunião do Conselho Deliberativo, na última semana
Após o anúncio do escalonamento da revisão tarifária em três parcelas na sexta-feira (21/02), a Comusa – Serviços de Água de Novo Hamburgo informa que os usuários que receberam a conta de água com aumento de 25,52% em fevereiro terão o desconto de 15,52% na fatura do mês de março.
Entre o período de março a junho o reajuste da tarifa reduz para 10%.
Já em julho será implementada a segunda etapa do escalonamento, que é de mais 10%. Por fim, em dezembro, passa a vigorar o percentual restante de 5,52%.
“Trabalhamos até esgotar as possibilidades, para que os usuários não sintam o impacto do reajuste tarifário de uma forma única. O prefeito Gustavo Finck nos apresentou o escalonamento, que foi aceito por unanimidade dentre os conselheiros da autarquia”, explica o diretor-geral Paulo Kopschina.
O reajuste tarifário de 25,52% foi aprovado pelo conselho da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS) no final de dezembro de 2024 e entrou em vigor em 1° de fevereiro de 2025.
O índice foi proposto após uma análise criteriosa do fluxo de caixa da companhia de saneamento do município de Novo Hamburgo, levando em consideração o pagamento dos precatórios da Corsan e também as metas estipuladas pelo marco legal do saneamento.
Além disso, o valor do reajuste tarifário terá como data-base o mês de janeiro de 2025 para evitar a sobreposição de juros do período.