NOVO HAMBURGO

Comusa intensifica ações de contingência durante estiagem

Com o aumento do calor e a falta de chuvas em todo o Estado, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo intensificou as ações de contingência e conscientização da comunidade no uso racional de água tratada. Em parceria também com o Semae, de São Leopoldo, deve promover ações educacionais junto à população, por meio das mídias e redes sociais. As iniciativas foram discutidas em uma série de reuniões nesta semana, com medidas já adotadas, além de novos investimentos.

A diretora-geral da Comusa, Andrea Braun, pontua que, no começo do verão, o nível do Rio dos Sinos já é preocupante. “São duas coisas que precisamos levar em consideração: estamos apenas em janeiro e, na nossa captação, já atingimos uma média baixa em relação a outros anos, o que preocupa a longo prazo. Mas, além disso, temos ainda a situação que, nesse nível tão baixo, o tratamento de água fica ainda mais complicado, por conta da sujeira e poluição do rio, o que também dificulta as operações”, ressalta. “Pensando nisso, nesta semana nos reunimos com nosso corpo técnico para atuar ainda mais nos planos de contingência”, explica.

Campanha de verão reforçada

Já na próxima semana, a Comusa vai reforçar sua campanha de verão. Com o tema #FechaPraPreservar, a autarquia continuará tratando sobre o uso consciente de água tratada neste verão. “Temos que, como um todo, trabalhar juntos para realmente evitar o desperdício de água. Cada atitude impacta diretamente”, explica

Ações buscam evitar a perda de água

Um dos maiores desafios do saneamento no Brasil é reduzir o índice de perda de água tratada desde o tratamento à distribuição. E a Comusa investiu, nos últimos anos, em obras para mitigar essa perda. “Temos 52 válvulas reguladoras de pressão instaladas pela cidade que evitam o rompimento de novas tubulações e vazamentos, instalamos macromedidores, em 2021, que monitoram em tempo real a passagem de água em diversas áreas da cidade, além de equipes dedicadas ao monitoramento e combate a vazamentos. Mas, isso também carece do apoio da população que, muitas vezes, vê algum tipo de vazamento e não comunica a autarquia, o que acaba atrasando o processo de conserto”, lembra Andrea.

Qualquer vazamento ou problema pode ser comunicado pelo 0800 6000 115 ou pelo aplicativo da Comusa, disponível na Apple Store e Google Play.

Substituição de redes

Uma das principais obras da Comusa nos últimos 5 anos é o retorno das obras de substituição das redes de abastecimento antigas, feitas em ferro, por novas tubulações de PEAD, um produto mais maleável, resistente e fácil de consertar. De 2017 a 2020, foram mais de 60 quilômetros de tubulações trocadas, atingido quase 50% de toda rede de Novo Hamburgo. “É um do projetos que vamos retomar em 2022, reduzindo perda de água e vazamentos nos principais pontos da cidade.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile