Connect with us

NOVO HAMBURGO

Comusa investe em tecnologia de ponta para tratamento da água

Equipamento monitora e aplica produtos com precisão, garantindo qualidade e economia de até 70% em insumos

Para modernizar o processo de tratamento e garantir uma economia significativa na utilização de químicos, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo conta, desde o começo do mês, com uma tecnologia de ponta na Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Rondônia. O monitor de dosagem de coagulante avalia, em tempo real, a medição da carga elétrica, avaliando mudanças na água bruta segundo a segundo, e aplicando, automaticamente e de maneira precisa, a quantidade de floculantes e coagulantes na água, produtos que vão dar início ao processo de tratamento da água nos tanques.

Na primeira semana de operação, a economia na utilização dos produtos chegou a 70%, o que deve gerar um impacto financeiro positivo ao longo de todo ano. O vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, explica o investimento é fundamental para manter o nível de qualidade da água mesmo nos meses de maior estiagem. “Quando o rio está muito baixo e temos uma chuva forte, muita sujeira é arrastada e afeta a qualidade da água que captamos. Nossos técnicos aplicam esses produtos de hora em hora, sempre verificando e analisando, mas, com esses aparelhos, essa aplicação será microajustada em tempo real, evitando o desperdício de químicos e melhorando o tratamento da água”, destaca Márcio.

Para ele, a modernização é graças ao reinvestimento dos recursos no próprio Município. “O fato da Comusa ser de Novo Hamburgo faz com que os recursos não vão para o bolso de acionistas ou um proprietário que não é daqui e só busca o lucro. Ele volta pra nossa comunidade em investimentos que melhoram, cada vez mais, a qualidade do serviço prestado. É isso que comemoramos nos quase 26 anos da água municipalizada.”

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados