NOVO HAMBURGO
Comusa opera com 50% da capacidade
Uma pane no sistema eletrônico de acionamento da captação de água bruta deixa parte da cidade de Novo Hamburgo sem abastecimento de água desde a manhã desta terça-feira (19). Ainda durante a madrugada, a queima de um disjuntor já havia deixado a Comusa sem operação durante algumas horas. Após a substituição desse equipamento aconteceu o segundo problema que fez com que apenas metade das bombas voltassem a funcionar.
Técnicos da Comusa passaram o dia de ontem buscando uma solução. Enquanto isso um rodízio no abastecimento nos bairros está sendo realizado, para que cada um recebesse água por algumas horas. Esse rodízio segue em funcionamento, com a falta de água atingindo diferentes bairros em diferentes momentos.
Ainda na noite desta terça-feira a Comusa adquiriu emergencialmente um novo equipamento. Durante toda a noite a autarquia buscou reestabelecer o funcionamento do sistema, mas a operação ainda não foi normalizada. Nesse momento, 50% das 84 mil economias da cidade estão sem abastecimento e ainda não há previsão de normalização completa.