NOVO HAMBURGO
Comusa recebe liberação de mais de R$ 62 milhões para ETE Luiz Rau
A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau recebeu a liberação final da Caixa para sair do papel na noite de sexta-feira (16/12). A autarquia cumpriu os prazos estabelecidos e o cronograma foi antecipado. Com isso, pode lançar a licitação, prevista para janeiro, e iniciar as obras o mais breve possível (a previsão é março), com conclusão esperada para 2024.
A informação foi recebida na sexta-feira pelo diretor-geral da autarquia, Márcio Lüders. A nova ETE vai tratar 50% de todo o esgoto de Novo Hamburgo e integrar as estações já existentes, como a Vila Palmeira e Roselândia. A Luiz Rau é a maior ETE em execução no Estado e será a maior da região metropolitana.
O projeto foi prioridade de Márcio desde 2018, quando assumiu pela primeira vez a Comusa com o objetivo de recuperar os recursos da Caixa que estavam prestes a ser perdidos. A Luiz Rau vai contar com um investimento de mais de R$ 62 milhões. Atualmente, o terreno de 5 hectares passa por obras de terraplanagem, que devem ser concluídas até fevereiro.
“Essa é uma luta que vem desde 2011 pela Comusa e desde 2018, quando assumi, foi nosso primeiro desafio. Agora, vamos trabalhar para finalizar a licitação e entregar essa obra até 2024. Mais saneamento é mais saúde para Novo Hamburgo.”