NOVO HAMBURGO

Comusa retoma obras da ETE Luiz Rau após enchente de maio

Projeto passou por uma readequação e já inicia fundação da nova estação de tratamento de esgoto

O final de outubro marcou o início das obras de construção civil da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau, a maior obra de saneamento em execução na América Latina, que, quando finalizada, será responsável por tratar mais 50% de todo o esgoto de Novo Hamburgo, colocando o Município mais próximo de atingir o Marco Regulatório do Saneamento, em 2033. Após as enchentes de maio, foi necessário readequar o projeto e, portanto, as obras tiveram que ser paralisadas. Mas, o trabalho de servidores da Comusa para garantir a retomada da obra deu resultado com o início da concretagem das fundações da nova ETE, na Santo Afonso.

Em visita à obra, com engenheiros da autarquia, o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, parabenizou o trabalho de toda a equipe. “Quando assumi a Comusa, em 2018, nosso primeiro trabalho foi resgatar os recursos dessa ETE que estavam quase perdidos, junto à Caixa. Conseguimos, refizemos todo o projeto, garantimos as liberações ambientais, realizamos a licitação da terraplanagem e a licitação da construção civil. Enfrentamos, no meio do caminho uma pandemia e a maior enchente da nossa história. Mas podemos entregar para a comunidade essa obra encaminhada. Esse é o nosso futuro, que começa agora”, aponta Márcio.

O vice-prefeito também destaca que essa é a primeira parte da ETE que, quando completa, poderá tratar mais de 90% de todo esgoto de Novo Hamburgo. “É uma obra gigantesca, não há outra nesse tamanho em execução no continente. Ela será fundamental para que a cidade alcance o Marco do Saneamento”, explica. Ele destaca ainda que a Comusa garantiu recursos do Novo PAC para a ETE do Arroio Pampa, que vai compor com a Luiz Rau e garantir o tratamento de esgoto. “Essa rede de ETEs vai nos fazer deixar de ter um esgoto a céu aberto no Centro da nossa cidade. Esse é o legado que queremos deixar para Novo Hamburgo.”

 

Sair da versão mobile