NOVO HAMBURGO
Comusa Transparente: projeto quer dar mais visibilidade para dados e atividades da autarquia
Comemorando o seu 25º ano em atividades, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo é a única autarquia municipal de saneamento a contar com regras internacionais de compliance por ser signatária do Pacto Global da ONU e membra com direito a voto no Conselho Mundial da Água (World Water Council).
O conjunto de regras das duas entidades e os resultados apresentados pela autarquia estão sendo divulgados no novo projeto Comusa Transparente, uma série de palestras e ações que vão abrir para a comunidade e facilitar o acesso aos dados de custos, investimentos e processos internos e licitatórios realizados diariamente pela autarquia.
Para o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, as regras de compliance das duas entidades colocam a autarquia em um compromisso constante de melhorar. “Essas entidades têm um alto grau de exigência que nos mantém alertas, buscando sempre a transparência, a inovação e a sustentabilidade. Temos que prestar contas e apresentar relatórios de tempos em tempos de como temos melhorado nosso serviço prestado nas mais diversas áreas. E isso nos faz melhorar cada vez mais”, comenta.
Márcio também destaca que o projeto Comusa Transparente tem o objetivo de prestar contas dessas atividades para a comunidade. “Somos servidores da nossa cidade e tudo precisa ser apresentado. Nossas contas, nos últimos anos, foram sempre aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e esse reconhecimento é importante para que a comunidade saiba que os investimentos e recursos estão sendo bem geridos”, destaca.