NOVO HAMBURGO

Conselho de Ética da Câmara avaliará notificação sobre inquérito envolvendo Enfermeiro Vilmar

Os parlamentares integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Novo Hamburgo se reuniram na tarde desta segunda-feira, 9, de forma extraordinária, para tratar de ofício encaminhado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) que notifica a Casa Legislativa sobre inquérito envolvendo o vereador Enfermeiro Vilmar (PDT). O documento oficial foi lido na sessão plenária de hoje. A Mesa Diretora deliberou que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar será responsável pela apuração dos fatos. A Mesa Diretora é formada por Raul Cassel (MDB), presidente; Gerson Peteffi (MDB), vice-presidente; Gabriel Chassot (Rede), primeiro-secretário; e Cristiano Coller (Rede), segundo-secretário.

Decisão: Mesa Diretora se reuniu de forma extraordinária Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O Conselho é composto pelos vereadores Inspetor Luz (MDB), presidente; Semilda dos Santos – Tita (PP), relatora; e Enio Brizola (PT), secretário. A partir da reunião do grupo, havendo instauração de processo disciplinar, a relatora procederá as diligências que entender cabíveis. Conforme o Código de Ética e Decoro Parlamentar, a vereadora deverá apresentar relatório prévio no prazo de 30 dias, prorrogável por mais 15 dias.

Atestado

O vereador Enfermeiro Vilmar protocolou nesta segunda-feira, com data retroativa a 6 de setembro, novo atestado médico, desta vez para o período de 10 dias . O novo pedido de licença faz com que o parlamentar totalize 25 dias de afastamento. Por esse esse motivo, explicou Cassel, a solicitação será analisada por uma junta médica, conforme consta na Lei Orgânica.  Rafael Lucas (PDT) assumiu novamente a vereança no lugador do parlamentar.

Manifestação

Com apitos, faixas e cartazes, representes do Conselho Municipal do Direito das Mulheres de Novo Hamburgo (Comdim) e integrantes da Rede Laço Lilás participaram da sessão desta segunda-feira, 9, para manifestar apoio as investigações da notícia de assédio sexual contra o vereador Enfermeiro Vilmar (PDT) envolvendo uma menor de idade. O Ofício nº 018/2019 protocolado pela entidade foi lido na íntegra.

“O conselho repudia toda e qualquer forma de violência contra a mulher, ainda mais no presente caso, em que a vítima sequer completou a maioridade. Assim, o conselho solicita que as autoridades competentes realizem todas as investigações e diligências necessárias para o devido esclarecimento dos fatos denunciados, garantindo ao suposto autor o direito constitucional ao contraditório e à ampla defesa”, destacou o documento assinado pela presidente do Comdim, Paula Michele Silva.

Sob aplausos do plenário, o presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB), informou que a Câmara de Novo Hamburgo providenciou todas as medidas pertinentes e que as investigações e diligências serão realizadas, a partir de agora, pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Foto: Daniele Souza/CMNH

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile