ESPORTE
Copa Feevale/Smel NH de Futsal encerra edição histórica
Mais de 760 atletas, de 14 cidades do Estado, participaram da disputa em seis categorias
A edição de 2023 da Copa Feevale/Smel NH foi histórica. Pela primeira vez, desde 2004, o evento esportivo ultrapassou a marca de 760 atletas inscritos. Eles estiveram divididos em 47 equipes, de 18 clubes, que representaram 14 cidades do Estado, na disputa dos títulos em seis categorias: Sub-11, Sub-13 e Sub-15 masculinas e Sub-13, Sub-15 e Sub-17 femininas. A competição é promovida pela União Jovem do Rincão (UJR), em parceria com a Universidade Feevale e da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) de Novo Hamburgo. Conta também com os apoios das secretarias de Esporte e Lazer e Educação e Cultura de Campo Bom, bem como chancela da Liga Gaúcha de Futsal.
Ao todo, foram oito meses de competição e 185 jogos realizados no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, em Novo Hamburgo, no Ginásio Municipal de Karl Heiz Kopitkke e no Ginásio do Cei, em Campo Bom. Eles culminaram nos títulos masculinos do FF Futsal (Série Ouro) e do 7 de Setembro (Série Prata) na Sub-11; Cepe (Série Ouro) e Três Coroas (Série Prata) na Sub-13; e do Cepe (Série Ouro) e do Genoma Jardim Sabará (Série Prata) na Sub-15.
Já na competição feminina, que é realizada pelo segundo ano consecutivo, a Copa Feevale/Smel NH ganhou, neste ano, o acréscimo da disputa na categoria Sub-13. Nestes campeonatos, as equipes campeãs foram: Fevat, na Sub-17, GuSch na Sub-15 e EAF na Sub-13.
O sucesso desta edição foi celebrado com a realização com duas cerimônias de premiação, que ocorreram, nos dias 11 e 18 deste mês, no Salão de Atos do Câmpus II da Feevale, em Novo Hamburgo. Além da entrega de medalhas e troféus, dos campeões aos quartos colocados, também foram agraciadas as equipes mais disciplinadas, os goleadores, as defesas menos vazadas e os destaques de cada uma das categorias.
Premiações
O Troféu Disciplina – Educando pelo Exemplo teve como vencedores o MBB na Sub-11 e Sub-13 e a UJR/Feevale/Banrisul na Sub-15 no masculino. Já no feminino, a premiação foi obtida pela Fevat na Sub-13 e o Casablanca na Sub-15 e Sub-17.
Na Série Prata, os goleadores foram Taylor da Silva (7 de Setembro) na Sub-11, Vitor Silvano (Três Coroas) na Sub-13 e Eduardo Marinho(Genoma Jardim Sabará) na Sub-15. A defesa menos vazada foi o Genoma Jardim Sabará na Sub-11, Três Coroas na Sub-13 e Evoluir LC na Sub-15. Já os destaques são: Guilherme Silva (Genoma Jardim Sabará) na Sub-11, Vitor Silvano (Três Coroas) na Sub-13 e Frederico Tiska (Lindóia).
Na Série Ouro, os goleadores são Eduardo Garroni e Nicolas Doile (FF Futsal) na Sub-11 e Sub-13, enquanto Renan Liden (UJR/Feevale/Barisul) foi o artilheiro na Sub-15. As defesas menos vazadas foram o FF Futsal na Sub-11, o Parobé Futsal na Sub-13 e o Cepe na Sub-15. Os destaques foram: Benjamin Staudt (MBB), Richard Rosa (Rolante Sports) e Marco Felipe Dias (Três Coroas).
Já na Copa Feevale/Smel NH feminina, as artilheiras são Emily Stein (EAF) e Sophie da Silva (Fevat) na Sub-13, Pietra Herberts (Fevat), Rayssa Machado (Gusch) e Evelin Silva (PSG) na Sub-15 e Suelen Rauber (Casablanca). As defesas menos vazadas foram EAF na Sub-13, Gusch na Sub-15 e Casablanca no Sub-17. Já os destaques são Sophie da Silva e Catharina Bonfanti (Fevat) na Sub-13 e Sub-17, enquanto Rayssa Machado (Gusch) foi eleita na Sub-15.