Connect with us

CULTURA

Curador da Fundação Scheffel, Ângelo Reinheimer é o novo Secretário de Cultura de Novo Hamburgo

Com uma vida dedicada à cultura, Reinheimer aceitou convite do prefeito Gustavo Finck 

Ângelo Reinheimer, um dos principais nomes da cultura de Novo Hamburgo passará a liderar a pasta na cidade. Curador da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, foi convidado pelo prefeito Gustavo Finck para assumir o desafio de liderar a Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo.

Ângelo sempre teve grande atração por patrimônios históricos. Natural de Novo Hamburgo, sempre teve grande proximidade com o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser. Aos 14 anos conheceu o artista plástico Ernesto Frederico Scheffel, relação que durou anos até a morte do grande artista. Foi arquivista da Fundação dos 18 aos 21 anos, e devido a confiança de Scheffel passou a coordenar a Casa.

Atualmente é Curador da Casa Schmitt-Presser e da Fundação Scheffel, cargo no qual está desde 1998. Restaurador técnico, é formado em restauração de papel pelo Instituto Arte do Livro. Também atuou na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e nos anos 90 coordenou o Sistema Estadual de Artesanato. Foi diretor de Cultura de Dois Irmãos entre 1989 a 1996.

Juntamente com Scheffel, teve importante participação no processo de tombamento do Centro Histórico de Hamburgo Velho, em 2010. O processo foi concluído em 2015, fazendo com que mais de 60 imóveis, além do acervo de Scheffel, passasem a constituir o Centro Histórico de Hamburgo Velho.

 

Principais pautas

Em conversa com o Toda Hora, Reinheimer destacou a responsabilidade de assumir uma pasta da importância da Cultura. “É um desafio gigante. É uma coisa, a mesma proporção da honra que a gente sente em ser lembrado, em ser convidado. Como eu sempre trabalhei na área cultural, para mim é uma pasta, pode-se dizer, até sagrada. E nós temos uma cidade que é multicultural, que tem grandes artistas, que tem, enfim, tem um ambiente cultural muito importante”, afirma.

Ele também apontou as principais metas para a pasta, de colocar a luz sobre os artistas da cidade e tentar criar oportunidades. “Eu acho que a secretaria não é só uma produtora de eventos culturais, mas ela tem uma responsabilidade social muito grande com fomento. Então o artista, quem faz cultura na cidade, o patrimônio cultural da cidade com certeza serão as minhas pautas”, pontua.

Para Reinheimer, esta nova empreitada é um momento de grande aprendizado e uma grande oportunidade. “É uma oportunidade para todo mundo da área cultural, quem trabalha cultura, quem vive cultura. É o maior posto, é a maior honraria que a gente pode ter na cidade. Mas falo isso sem vaidade, falo isso com compromisso. E ainda estou tentando perceber o tamanho da tarefa. Então, é uma empreitada gloriosa e, com certeza, vou dar o meu máximo. Como eu sempre fiz nos outros lugares que eu trabalhei também”, destaca.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados