NOVO HAMBURGO
Eleições: Definidos os nomes para a disputa pela prefeitura de Novo Hamburgo
Cinco candidatos foram apresentados para o pleito ao Executivo hamburguense
Nesta segunda-feira (05/08) terminou o prazo para que os partidos políticos definissem nomes, alianças e coligações para as eleições municipais deste ano. Em Novo Hamburgo, cinco candidaturas foram apresentadas para a disputa pela prefeitura: Gustavo Finck e Gerson Haas (PP/PL), Tânia da Silva e Juliano Passini (MDB/PODE), Fufa Azevedo e Danusa Alhandra (PT/PCdoB), Raizer Ferreira e Luciana Simões (PSDB/Cidadania), e Tarcísio Zimmermann e Ademir Zang (PDT/UB).
Sobre os candidatos:
Gustavo Finck é atualmente vereador pelo Progressistas em Novo Hamburgo. Em seu primeiro mandato, manteve uma atitude de oposição frente ao Executivo Municipal. Para as eleições, conseguiu articular o apoio de importantes lideranças da região, como os deputados Issur Koch (PP), Delegado Zucco (REP) e Deputado Federal Tenente Zucco (PL). Gérson Haas, seu vice na chapa, é empresário e estreia como candidato.
Tânia da Silva (MDB) foi prefeita por dois mandatos de Dois Irmãos, e é a escolha do MDB para dar continuidade ao governo Fátima Daudt. Depois da passagem pelo município vizinho, voltou a sua cidade natal em 2021, quando foi diretora-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O principal desafio de Tânia será descolar seu nome da gestão atual, que possui grande rejeição para o eleitor. A hamburguense terá como vice o assessor e ex-diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Juliano Passini, do Podemos.
Fufa Azevedo (PT) é candidato pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, e terá como vice Danusa Alhandra (PCdoB). Fufa já foi vereador de Novo Hamburgo, secretário-geral de governo e gerente da Fenac. Já Danusa, militante do PCdoB, atuou em secretarias e foi assessora parlamentar. Fufa deverá ser o nome de Lula nas eleições em Novo Hamburgo, algo que soma pontos junto ao eleitorado de esquerda da cidade.
O vereador Raizer Ferreira (PSDB) e Luciana Simões (Cidadania) serão os candidatos da federação PSDB-Cidadania na cidade. Além dos partidos federados, Raizer também conquistou o importante apoio do Solidariedade, sigla do vereador Fernandinho Lourenço. Vereador em primeiro mandato, Ferreira também conta com o aval do deputado federal Lucas Redecker (PSDB).
O ex-prefeito Tarcísio Zimmermann (PDT) renovou sua carreira política após deixar o PT e se juntar ao PDT, chegando com prestígio aos trabalhistas. Ele terá como vice o empresário Ademir Zang, do União Brasil. Zimmermann terá como desafios vencer a rejeição de parte do eleitorado e buscar resgatar na memória do hamburguense o que já fez por Novo Hamburgo.