NOVO HAMBURGO
Demolição de prédio para ampliação da UPA Canudos é concluída

Na área pública, funcionava um estabelecimento comercial irregular
Foi concluído, nesta segunda-feira (07/04), o mandado de reintegração de posse de um prédio na Praça Centenário, no bairro Canudos. A ação, que foi acompanhada por um oficial de justiça do Poder Judiciário, é resultado de um processo que se desenrola desde 2011. Coordenaram a ação a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), com apoio da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Guarda Municipal (GM).
A demolição da estrutura se faz necessária para evitar que o espaço seja ocupado irregularmente e possibilite o andamento do projeto de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos, que atende o maior bairro do Município. “Nosso objetivo é permitir que os moradores possam realizar exames de imagem no próprio bairro, sem necessidade de deslocamento até o Hospital Municipal”, destaca a secretária de Saúde (SMS), Betina Espíndula.
“Acompanhamos toda a ação. Os responsáveis pelo estabelecimento foram notificados pelo oficial de justiça sobre a necessidade de desocupação imediata. O Município concedeu prazo de dez dias, o qual termina hoje”, comenta o secretário da SMMADU, Anderson Bertotti.
No local, funcionava um estabelecimento comercial que não possuía autorização. “Havia uma concessão da década de 1990 que se encerrou há mais de 20 anos. No entanto, os concessionários permaneceram no local”, comenta a procuradora Giovana Federizzi. Conforme a PGM, apesar do processo ter iniciado em 2011, somente em 2018 começaram as tentativas de desocupação.
