NOVO HAMBURGO

Dengue: programação da pulverização com inseticida nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, nesta quinta-feira (31/03). A partir das 06h, parte do bairro Rincão recebe a aplicação de inseticida para diminuir a presença do mosquito. O inseticida expelido é em gotículas e não produz fumaça.

A orientação da SMS é que, durante a aplicação, as pessoas não saiam para a rua ou permaneçam nos fundos do imóvel, que mantenham portas e janelas abertas para que o produto possa atingir os mosquitos de dentro de casa, que protejam os animais, além de proteger potes de comida e água, e confiram se as caixas de água estão bem fechadas. Um carro de som passará pelas ruas do bairro informando sobre os locais de pulverização.

Também nesta quinta-feira, a partir das 17h, a pulverização ocorrerá em parte do bairro Petrópolis.

Sobre o Aedes

O Aedes aegypti tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. O mosquito costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.

Sintomas da dengue

Os sintomas de dengue incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

Medidas de prevenção precisam de auxílio da população

“A mobilização de toda a nossa comunidade é fundamental para impedir a proliferação do Aedes aegypti. Neste sentido, pedimos o auxílio da população para realizar uma vistoria em suas casas e eliminar possíveis focos do mosquito. Serão dez minutos que farão grande diferença no combate a este mosquito transmissor de doenças, que além da dengue, transmite a zika e a chikungunya também”, convida o secretário da Saúde, Naasom Luciano.

São medidas bem simples, mas que ajudam na prevenção das doenças. Confira:
– Tampe os tonéis e caixa d’água;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
– Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira ou com balde de água bem cheio.

Casos de dengue no município

Novo Hamburgo contabiliza 182 casos confirmados no município até o momento e outros 518 suspeitos que aguardam confirmação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile