POLITÍCA

Deputado Faisal sugere criação de Conselho Comunitário para acompanhar concessões

O deputado Faisal Karam (PSDB) acompanhou nesta segunda-feira (19/07), a audiência pública em Taquara, que tratou do bloco 1 de rodovias previsto no projeto de concessões do governo do Estado. A população discutiu sobre a praça de pedágio na ERS-239.

O deputado Faisal ressaltou que mesmo com pedágio pouco se evoluiu e a condição atual da via não é satisfatória. “Temos necessidade de ciclovias, iluminação, retornos seguros, onde não exista a possibilidade de cruzar a pista confrontando com a pista contrária, e redutores de velocidade”, completou.

No contexto das concessões, está a extinção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que atualmente administra a maioria das estradas que integram o pacote.

“Nos nove anos de existência, a EGR não entregou o que se esperava. Foram duplicados apenas 7,2 quilômetros sob a sua administração no Estado. Com o novo modelo proposto pelo governo, serão 290km duplicados. A previsão de investimentos é de R$ 10,6 bilhões nos 30 anos das concessões”, ressalta o parlamentar.

Com as concessões, o governo pretende oferecer uma solução de médio e longo prazo para os gargalos de infraestrutura nas regiões, assim como garantir melhores níveis de serviço e fluidez, reduzir acidentes e gerar emprego e renda.

Durante o encontro, o deputado Faisal sugeriu a criação de Conselho Comunitário para acompanhar as ações das concessões, arrecadações e investimentos. “Com diálogo, como estamos fazendo com as audiências públicas, conseguiremos construir alternativas que envolvam prefeitos e demais lideranças”, diz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile