POLITÍCA
Deputado Tiago Simon defende debate nas concessões das rodovias estaduais
O debate amplo sobre as concessões de rodovias no Rio Grande do Sul é necessário para evitar que haja prejuízos aos usuários e à comunidade gaúcha. Da forma como foram concebidas, as regras apresentadas pelo Governo do Estado ainda estão suscitando muitas dúvidas e também provocando manifestações contrárias de lideranças em relação à localização das praças de pedágios e seus valores.
Para o deputado estadual Tiago Simon, a sociedade não vai aceitar pedágios com valores abusivos, por isso ele entende que é imprescindível a participação dos gaúchos nesse debate. “O modelo de concessão baseado no sistema de outorga limita a concorrência pelo menor preço e acaba provocando tarifas mais altas, experiência por exemplo vivida nesse ano no Paraná, e que depois de muita discussão acabou sendo modificado”, destaca o parlamentar.
No caso do Pólo de Caxias do Sul e Vale do Caí (Bloco 3), por exemplo, estão previstas praças de pedágios em Antônio Prado, Flores da Cunha (manutenção da atual), Carlos Barbosa, Farroupilha, Bom Princípio e Montenegro. E valores das tarifas que vão de R$ 5,10 a R$ 9,43.
Tanto os locais das praças de pedágios como os valores das tarifas não podem ser decididos de forma unilateral, mas precisam ser pactuados e definidos com as comunidades que serão afetadas, para que não ocorram mais pedágios caros e que provoquem prejuízos aos cidadãos e ao setor produtivo.