NOVO HAMBURGO
DescomplicaNH recebe mais de 1,8 mil sugestões para melhoria de processos

Objetivo do programa é diminuir a burocracia no serviço público
Lançado em janeiro deste ano, o programa DescomplicaNH recebeu mais de 1,8 mil sugestões para simplificar o serviço público municipal. A etapa de contribuições foi encerrada neste mês e as sugestões encaminhadas à Secretaria Municipal de Gestão, Governança e Desburocratização (SMGGD). A desburocratização é um pilar do governo hamburguense e SMGGD, criada a partir da aprovação da reforma administrativa, tem a missão de facilitar os processos.
Por isso, coube à Diretoria-Geral de Metas analisar e filtrar cada uma das colaborações enviadas por cidadãos e servidores públicos municipais. Entre as principais demandas elencadas pelos contribuintes estão: implantação do sistema de chatbot em WhatsApp para autoatendimento, aprovação 100% digital de projetos arquitetônicos e impressão de resultados de exames nas unidades de saúde.
Já por parte dos funcionários públicos, os temas mais lembrados e que demandam atenção são: implantar programa papel zero, unificar sistemas da Prefeitura (Memorando, Expresso Livre, Atende.net, Redator) e permitir que o cidadão confirme de forma on-line a situação do seu pedido de protocolo.
De acordo com o prefeito Gustavo Finck, a iniciativa rendeu o resultado esperado levando em consideração a participação interna e externa. “Agradecemos a população e também aos servidores que se dedicaram a trazer contribuições para melhorarmos processos e a diminuir a burocracia”, pontua.
A secretária de Gestão, Governança e Desburocratização, Andrea Schneider Pascoal, explica que as demais secretarias receberam nesta terça-feira (1º) as sugestões e já começam a trabalhar para viabilizá-las.
“A partir de agora, a nossa responsabilidade aumenta. Afinal, passaremos a construir as soluções para facilitar a jornada dos contribuintes nas demandas junto ao Município, mas sem deixar de lado o olhar para quem opera o dia a dia dos serviços públicos, que são os nossos colaboradores”, exemplifica Andrea.