NOVO HAMBURGO

Desfile Cívico lota Centro de Novo Hamburgo e festeja os 200 anos da Independência

A comunidade hamburguense lotou a Avenida Pedro Adams Filho, no Centro de Novo Hamburgo, para acompanhar o Desfile Cívico na manhã desta quarta-feira, que exaltou os 200 anos de Independência do Brasil.

Antes do desfile, o Fogo Simbólico foi conduzido ao longo da avenida pelos maratonistas Amador, sargento Luz, Paula Pedroso e Miguel Silva, até o palco das autoridades. A prefeita Fátima Daudt recebeu os atletas e acendeu a pira instalada ao lado do palanque, seguido do Hino Nacional executado pela Banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Sinos da Brigada Militar (CRPO/VS).

Em seu discurso, Fátima destacou o momento histórico da atividade. “Depois de dois anos de pandemia, estamos novamente realizando esta festa cívica, que pertence a todos os brasileiros. Que momento alegre este. Que viva nossa pátria, que tenhamos muita paz e prosperidade e que Novo Hamburgo siga sempre no ritmo de crescimento e de muito trabalho”, destacou a prefeita, que esteve acompanhada por vereadores e várias autoridades no palanque.

“Depois desse período de pandemia, tínhamos uma expectativa muito grande com o desfile. Ficamos felizes de ver a comunidade prestigiando, as escolas municipais compareceram e representante da rede estadual”, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Daniel Becker.

O DESFILE
O Desfile Cívico foi aberto por uma representação do Exército, seguida das demais forças de segurança, como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, trouxe emoção a quem prestigiou os primeiros momentos da atividade, sempre ao som da Banda da Brigada Militar, que permaneceu em frente ao palanque até a passagem final deste grupo.

Na sequência, o Desfile contou com a participação da Banda do Clube de Desbravadores Canis Mahoris e Aldebarã, que acompanhou a passagem das escolas da Rede Municipal de Ensino. As escolas municipais foram divididos em 14 eixos: Brincar e as interações, Investigar na escola da infância, Estar com e na natureza, Ler, ouvir e viver histórias, Alfabetização, Linguagens Artísticas, Escola Sustentável, Educação Fiscal, Tecnologias na Educação, MOVE (Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral), Minha Cidade #PartiuNH, Esportes, Tear de Histórias e Ensino Profissionalizante.

O Desfile seguiu com a Escola Estadual Osvaldo Aranha, representando a Rede Estadual de Ensino, além das entidades Associação dos Lesados Medulares de Novo Hamburgo (Leme), Grupos de Escoteiros Hans Stade e Itapuí (incluindo a banda); Clubes de Aventureiros Aldebarã Kids, Antares Kids, Cruzeirinho do Sul, Valdenses Iguaçu e Exército de Cristo Kids; Clubes de Desbravadores Antares, Centauro, Cruzeiro do Sul e Gideões da Colina.

Finalizando o evento, desfilaram ainda representações das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Esporte e Lazer, com destaque para o Programa Melhor Idade.

Sair da versão mobile