NOVO HAMBURGO

Deza Guerreiro será a primeira vereadora representante da causa animal em Novo Hamburgo

Deza fundou a ONG Amparo Animal NH, e há 10 anos dedica sua vida ao resgate de animais vítimas de maus tratos e abandono

A partir de 2025, Novo Hamburgo passará a ter a primeira vereadora representante da causa animal da história da cidade. Trata-se de Deza Guerreiro (PP), eleita pela primeira vez com 2.037 votos. Militante da causa animal desde 2010, a vereadora eleita fundou a ONG Amparo Animal NH, e há 10 anos dedica sua vida ao resgate de animais vítimas de maus tratos e abandono.

Corretora de imóveis, Andreza Lisiane dos Santos Guerreiro, 46 anos, destaca que nunca havia pensado em concorrer a algum cargo público, mas que a experiência como militante da causa animal e os absurdos que presenciou ao longo dos anos a motivaram a se candidatar. A enchente histórica de maio foi outro ponto determinante. “Quando enfrentamos enormes dificuldades sem a ajuda do poder público, completo descaso e abandono, tanto de pessoas como dos animais, percebi que, como vereadora, poderia ajudar e alcançar muito mais vidas do que apenas através da ONG”, relembra Deza.

No Legislativo, ela pretende articular e construir com muito diálogo parcerias com protetores, ONGs, empresas privadas e o poder público, em prol da causa animal. Para ela, um dos principais problemas em Novo Hamburgo em relação a esta pauta é o número de animais abandonados sem estarem castrados. “Através de castrações em massa o número de abandonos também diminui, havendo assim mais controle populacional”, pontua.

Deza também destaca que buscará melhorias urgentes para o canil de Novo Hamburgo. “Hoje o canil precisa urgente de melhorias, tanto de infraestrutura quanto na questão de melhorias para os animais, que lá se encontram amarrados em árvores”, aponta. Além da causa animal, a vereadora eleita focará na saúde pública, no incentivo à cultura, no direito das mulheres e o fomento ao empreendedorismo local.

Uma das três mulheres eleitas ao Legislativo de Novo Hamburgo, Deza acredita que a discriminação ainda dificulta a participação feminina na política. “Precisamos criar um ambiente acolhedor, onde as mulheres possam mostrar a sua importância e competência, tanto na política como em outros segmentos, devendo ser respeitadas sem desigualdade”, afirma.

Ela também destaca a importância da mulher mostrar sua força através da sua trajetória de vida. “Luto há mais de 10 anos na causa animal, fui eleita na primeira vez que me candidatei. Uma mulher que briga e defende a sua causa teve voz para alcançar muitas pessoas, que viram que eu seria capaz de fazer a diferença na vida dos animais, assim como fazer a diferença em muitos outras causas”, afirma Deza.

Sair da versão mobile