NOVO HAMBURGO
Dia D da Multivacinação mobilizou equipes em todas as unidades de saúde de Novo Hamburgo
O sábado chuvoso não desanimou a família da professora Adriele de Oliveira, 33 anos. Moradora do bairro Canudos, ela e o marido levaram as duas filhas, de 4 e 2 anos para atualizar a caderneta de vacinação. Na Casa da Vacina, as duas crianças juntas receberam quatro doses de imunizantes. E foi assim que o Dia D da Multivacinação começou na cidade. Todas as unidades de saúde do município estiveram abertas até o final da tarde para que crianças e adolescentes menores de 15 anos recebessem as doses de imunização para atualizar o calendário vacinal.
Também foram oferecidas vacinas contra a covid-19 em todas as unidades de saúde.
Foram aplicadas 983 vacinas da rotina e 2289 doses contra a covid-19, totalizando 3272 aplicações neste sábado.
Adriele estava satisfeita com a iniciativa e conta que durante o ano passado, no pico da pandemia se preocupava com a vacinação das filhas, que foi adiada por conta da necessidade de isolamento e distanciamento. “Vacinar é fundamental, é um ato de responsabilidade e de amor”, disse a professora enquanto acalmava a filha menor, que chorava depois da “picadinha”.
Da mesma forma, as amigas Kátia Veber, 35, e Diná Oliveira, 36, não pensaram duas vezes em comparecer à Casa da Vacina para receberem a segunda dose do imunizante contra o coronavírus. Também moradoras do bairro Canudos, elas se diziam ansiosas em completar o esquema vacinal e devem procurar a terceira dose quando forem orientadas. “Vacina é a lógica, não tem outro caminho”, comentou Katia.
O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, que acompanhou as ações e percorreu as unidades de saúde neste sábado, quando também se desenvolveram atividades alusivas ao Outubro Rosa, ressalta a importância da conscientização sobre a prevenção. “É preciso estar atento sempre a toda atitude preventiva. Vacina é prevenção e reforçamos o apelo aos pais para que mantenham em dia a carteira de seus filhos, e também não deixem de observar o cumprimento de todas as doses para prevenção contra a covid-19, especialmente o público acima de 60 anos, que neste momento precisa receber o reforço”, disse o secretário.