NOVO HAMBURGO
Dia D da Saúde no Mês da Mulher aproxima serviços da comunidade no Santo Afonso

Ação contou com evento na Praça da Juventude e dez unidades de saúde abertas no sábado
Em alusão ao Mês da Mulher, mas com serviços voltados para toda a família, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, neste sábado (29/03), no bairro Santo Afonso, o primeiro Dia D da Saúde de 2025. A iniciativa busca aproximar a comunidade da prevenção e do cuidado com a saúde, com a proposta de que a ação ocorra mensalmente no município. Em paralelo, dez unidades de saúde estiveram abertas como parte da ação e realizaram 382 atendimentos agendados.
Das 9 às 13 horas, na área coberta da Praça da Juventude, profissionais de saúde ofereceram orientações sobre saúde da mulher, saúde bucal e mental, além de alimentação e nutrição. Também foram realizados aferição de pressão arterial, testes de glicemia e aplicação de vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Em um espaço reservado, a equipe de saúde realizou testes para HIV, sífilis e hepatites, além de exames para diagnóstico da tuberculose, conforme avaliação da equipe de saúde.
“Ficamos felizes em entregar saúde mais próximo da comunidade e fortalecer o vínculo do Município com as pessoas que precisam do atendimento de saúde”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Betina Espindula.
Segundo a secretária, a ideia é que o Dia D ocorra mensalmente, sempre em um sábado, alinhado a datas temáticas relacionadas à saúde. Em março, por exemplo, as campanhas do mês “Amarelo e Lilás” destacam a importância da prevenção ao câncer de colo do útero e à endometriose.
Os hamburguenses aprovaram a novidade. “Como o pessoal trabalha e não tem horário para ir ao posto, sábado pela manhã é muito bom. Fui muito bem atendida”, afirmou a metalúrgica Andreia da Cruz Maria.
Alguns dos serviços mais procurados foram a aferição de pressão e o teste de diabetes. “Às vezes há fila nos postos. Aqui tinham muitas pessoas fazendo esse trabalho e é mais rápido. Que tenha todos os meses”, disse a dona de casa Janete Matos da Silva.
Os serviços foram prestados por equipes da Casa da Vacina, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Santo Afonso e do Serviço de Infectologia do Município, com o apoio da Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético de Novo Hamburgo (ARAD), do Programa de Educação pelo Trabalho da Universidade Feevale (PET Saúde/Feevale) e de professores e alunos da SEG Cursos Técnicos.
A programação na Praça da Juventude também contou com uma banca da Economia Solidária, onde foram comercializados alimentos.
Unidades de Saúde abertas
Como parte da ação, estiveram abertas das 8 às 13 horas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Kunz, Liberdade, Primavera, Rincão, Santo Afonso, as Unidades de Saúde da Família (USF) Getúlio Vargas, Kephas, Mundo Novo, Redentora e Rondônia I, além da Casa da Vacina.
Com agendamento prévio, foram oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites; coleta de citopatológico do colo do útero; exame clínico das mamas com encaminhamento para mamografia; e avaliação multidimensional da pessoa idosa. A vacinação também esteve disponível à população, sem necessidade de agendar antecipadamente.
“A adesão foi muito boa. A iniciativa beneficia especialmente os pacientes que trabalham e têm dificuldade para buscar atendimento durante a semana”, destacou a coordenadora da UBS Santo Afonso, Dienifer Fortes da Fonseca.
