EDUCAÇÃO
Diplomada IV Legislatura de vereadores mirins do Legislativo hamburguense
Vinte jovens parlamentares, entre titulares e suplentes, da IV Legislatura do Projeto Vereador Mirim foram diplomados pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul em solenidade realizada no início da sessão plenária desta quarta-feira (16/08). A iniciativa cumpre o Requerimento nº 1.326/2023, de autoria da Mesa Diretora da Casa. Autoridades dos Três Poderes, comunidade escolar e familiares prestigiaram o momento.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), Vanderlei Teresinha Kubiak, destacou que a democracia é um dos valores mais importantes de uma sociedade organizada. “A democracia se constrói dia a dia, não somente em dia de eleição e principalmente dentro de cada um de nós. Isso deve ser valorizado desde a infância”, apontou a desembargadora.
A última edição do Projeto Vereador Mirim foi realizado em 2019, devido a pandemia da Covid-19. Presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Fernando Lourenço saudou a continuidade do projeto e atuação firme e viabilizadora da diretora da Escola do Legislativo Sergio Luis Hanich, Maria Carolina Seitenfus Hagen, servidora responsável pelo braço educacional dentro da instituição.
O vereador também destacou a parceria com o TRE/RS, que proporcionou que as eleições nas setes escolas, das redes municipal, estadual e privada de ensino – participantes da ação em 2023 fossem realizadas como no pleito brasileiro: com a utilização de urnas eletrônicas. “Este projeto é de extrema relevância para esta Casa Legislativa por contribuir para a formação cidadã e incentivar a participação política de crianças e jovens”, salientou.
Fernandinho lembrou, ainda, a parceria com Secretaria Municipal de Educação, com a 2° Coordenadoria Regional de Educação do Estado e com a Universidade Feevale. “É com imensa alegria que recebemos os 20 vereadores mirins de 2023. Eleitos por suas comunidades escolares, serão diplomados e, a partir de agora, terão a responsabilidade de representar e propor melhorias não só para as suas escolas, mas para o seu bairro e para a nossa cidade”, disse.
A presidente do TRE/RS falou diretamente aos jovens eleitos. “Vocês passaram por um processo eletivo e foram escolhidos vereadores mirins. Aqui na Casa, aprenderão como se fazem as leis e como podem contribuir para a melhoria de vida daqueles que convivem com vocês. Este é o trabalho das instituições, seja o Poder Executivo, o Legislativo ou o Judiciário, garantir os direitos dos cidadãos”
A coordenadora do Ensino Fundamental da Smed, Elis Regina dos Santos Mello, enfatizou a satisfação em perceber o engajamento dos professores e estudantes neste projeto que, conforme ela, dá luz à cidadania e democracia. “Vocês viveram um processo intenso e superaram medos e insegurança até chegar aqui. Para essa diplomação muitos momentos proporcionaram conhecimentos e vivências compartilhadas entre vocês. Discutiram temáticas importantes e urgentes, como a propagação de fake news, o sistema eleitoral brasileiro e a participação das mulheres na política. Estar na casa do povo é algo novo e entender as atribuições do Legislativo é essencial para os próximos passos. Estamos formando líderes”, afirmou Elis.
Entrega do Título de Vereador Mirim 2023
O ato de compromisso dos vereadores mirins para assumir a vereança foi conduzido pelo presidente Fernando Lourenço e a entrega dos diplomas realizada pela desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, pela desembargadora Patrícia da Silveira Oliveira, da Ouvidoria de Gênero e Diversidade do TRE/RS, e pelos juízes eleitorais Juliane Pereira Lopes e Adriano Parolo.
Vereadores Mirins Diplomados
Emeb João Goulart
– Ana Luiza Sparremberger
– Dyovana da Rocha
– Eduarda Petry
Instituto Seno Ludwig
– Guilherme Sander Alves
– Érik Cauã Andrade Correa
– Jade da Rocha Resch
Emeb Machado De Assis
– Maria Antônia de Souza dos Santos
– Samuel Elizandro de Brito Corrêa
– Vinícius Bryan Moreira Pinheiro
Eeef Otávio Rosa
– Vítor Werle Moeller
– Thayná dos Reis de Oliveira
– Lucas Mello de Oliveira
Emeb Monteiro Lobato
– Lucas Rodrigues da Cunha
– Ryan Silveira da Silva
– Sarah Rosa
Escola de Aplicação Feevale
– Piettro Almeida Storck
– Henrique Gomes dos Santos
Emeb Martha Wartenberg
– Thomas Jason da Cruz Rodrigues
– Mateus da Silva Berft
– Alana Gabriela Severo Burgel