NOVO HAMBURGO

Diretor da Guarda Municipal palestra em evento do Sindilojas Vale Germânico

Emerson Edinei Lopes falou sobre a relação da corporação com o comércio no Município

O diretor da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, Emerson Edinei Lopes, foi o palestrante da edição desta terça-feira (15/04) do Café.com, evento promovido pelo Sindilojas Vale Germânico, no centro de eventos da entidade. O tema do encontro foi “A relação da Guarda Municipal com o comércio”.

Durante a apresentação, Edinei destacou as principais atividades da corporação e as iniciativas voltadas ao reforço da segurança em áreas comerciais do Município. O diretor ressaltou a importância da colaboração entre o Poder Público e a sociedade civil no combate à criminalidade, citando como exemplo o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido no bairro Lomba Grande.

“Lomba Grande é um exemplo de relação e colaboração da comunidade e dos empresários com a Guarda. O comércio não está somente na área central”, afirmou, agradecendo o apoio de entidades de moradores e de empresários da região.

Na localidade, a atual gestão implementou uma viatura com cobertura 24 horas, além de ações do Grupamento Especializado em Segurança com Motos (GESCOM). Também estão em estudo parcerias para integrar câmeras de videomonitoramento instaladas por associações locais à base fixa da Guarda no bairro.

No Centro da cidade, o patrulhamento foi intensificado com a presença ampliada do GESCOM e o remanejamento de agentes administrativos para atividades nas ruas. “A Guarda está voltando a atuar com foco comunitário e preventivo”, reforçou Edinei.

Além do telefone 153, canal direto para denúncias, o diretor destacou que a corporação também recebe mensagens de texto, imagens e vídeos via WhatsApp, pelo número (51) 99768-3309, como forma de agilizar o atendimento às ocorrências.

Construção de parcerias

A abertura do evento contou com a participação do secretário municipal de Segurança Pública, Rosalino Seara, que reforçou o chamado para a colaboração dos lojistas com o Poder Público.

“É importante construirmos parcerias. Só assim encontraremos soluções. Estamos dialogando com o comércio, o Consepro (Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública) e entidades representativas para entender os problemas e buscar alternativas”, afirmou.

Seara também destacou os avanços proporcionados pelo sistema de videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial, que tem contribuído para prisões e o cumprimento de mandados judiciais.

“Com o uso da tecnologia e o trabalho conjunto, conseguimos transferir a sensação de insegurança do cidadão para o criminoso”, completou.

O diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Preto Kayser, também representou o Poder Público durante o encontro.

Sair da versão mobile