NOVO HAMBURGO
Diretoria da Comusa vai compor o Comitesinos
O diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, e o diretor de Relacionamento com o Cliente, Silvio Klein, vão compor o grupo de Usuários da Água do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos). Lüders vai ocupar a titularidade na categoria Abastecimento Público e Klein será suplente na categoria Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos.
O objetivo é levantar pautas que dizem respeito às obras de melhoria no tratamento de esgoto da região e buscar alternativas para melhorar o abastecimento e a qualidade nos municípios que fazem parte da bacia, implementando as ações já estabelecidas no 1º Plano de Bacia. “Poder participar do processo de decisão das diretivas que o Comitesinos vai trabalhar e levar os pleitos que dizem respeito à nossa cidade e à Comusa são de grande importância para que possamos garantir a prestação de serviços e melhorar a qualidade do Rio dos Sinos em nossa área de atuação”, explica Lüders.
Como a situação do Sinos em Novo Hamburgo é uma das mais impactadas por resíduos industriais e domésticos, o diretor-geral acredita que a participação ativa da autarquia seja ainda mais importante. “Nós sabemos como nossa bacia é frágil e como o Rio dos Sinos tem uma situação preocupante em relação à poluição. É nosso dever levar essa situação ao Comitê e garantir que as ações já previstas no Plano de Bacia se concretizem para não termos que lidar com uma crise hídrica ainda mais grave em alguns anos”, define.
Comitesinos – Resultado do Simpósio para Recuperação do Rio dos Sinos, ocorrido em 1987, o Comitesinos foi criado em 17 de março de 1988. É uma organização com participação da comunidade, usuários da água, órgãos de Estado, sempre embasado em pesquisas e dados científicos. Em 2014, concluiu o 1º Plano de Bacia, um estudo que levantou dados e apresenta ações para preservação do Rio dos Sinos.