CAMPO BOM
Diversidade em debate na rede municipal de ensino de Campo Bom
Uma intensa programação referente à diversidade, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) de Campo Bom, está ocorrendo nas escolas da rede municipal de ensino, neste mês de novembro. Uma das atividades, com o objetivo de colocar os estudantes como protagonistas no movimento coletivo contra o preconceito racial, é o projeto Igualdade Racial é pra Valer, Campo Bom pela Diversidade. O start dessa ação foi dado na quarta-feira (09/11), por meio de palestras e oficinas com turmas de 8º anos das Emefs CEI, e Santos Dumont. Participarão das ainda atividades as escolas Duque de Caxias, Morada do Sol e Presidente Vargas.
“O envolvimento dos estudantes nas atividades propostas favorece a consolidação de uma cultura antirracista, indispensável para a construção de uma sociedade justa, digna e igualitária”, observa o prefeito Luciano Orsi.
A secretária Simone Schneider ressalta que, enquanto rede de ensino, a Smec acredita na educação voltada para a diversidade e, através do projeto “A igualdade está nas diferenças”, realiza um trabalho pedagógico que propõe estudos, diálogos e reflexões, desde a Educação Infantil, em busca da formação integral dos estudantes. “O conhecimento sobre as múltiplas culturas amplia o convívio social tornando os alunos cidadãos capazes de compreender a importância da valorização, do respeito e da empatia pelos seus pares”.
As atividades estão sendo coordenadas por Eduardo Tamborero, com participação de Elson Luis da Costa, conhecido como Mano Cascata, ambos integrantes do Grupo Preconceito Zero. Uma das premissas das abordagens e da proposta da Prefeitura de Campo Bom baseia-se no pensamento de Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela sua cor de pele, por sua origem ou religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Além das palestras com os representantes do Grupo Preconceito Zero, estão ocorrendo outras atividades como trilhas ecológicas e rodas de conversas.
O Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) realiza, até dia 24, Vivências da Diversidade. Dia 24, à noite, também no Cemea, acontece o evento Roda de Conversa à beira da fogueira, sobre cultura Afro-brasileira – O coletivo “Kindezi” para professores da rede municipal.
Na Biblioteca Pública Dr. Nicolau Orth, dia 16 (manhã e tarde) tem Hora do Conto – Do jeito que você é, para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais; dias 23 e 30, Hora do Conto – A árvore da família, também para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
No Centro de Esportes Unificados (Ceu) Sady Arnildo Schmidt, acontece a Semana da Diversidade Cultural, de 21 a 25 de novembro. Nos dias 18 e 23, nas Emefs Rui Barbosa e 25 de Julho, respectivamente, acontecem conversas sobre bullying nas escolas.