Sem categoria
Do Futsal Social para a Itália: Gustavo Sperafico embarca para novo desafio
Atleta defenderá o Babylon FC, da província de Sassari, localizada na ilha da Sardenha
Em 20 anos de atividades, o projeto Futsal Social transformou a vida de centenas de crianças e adolescentes em Novo Hamburgo. Entre tantas histórias transformadas pela iniciativa, realizada pela União Jovem do Rincão (UJR), uma, em especial, alça voos mais altos dentro do esporte. O jovem Gustavo Sperafico, 20 anos, morador do bairro Diehl, é mais um atleta formado pelo clube que tem seu talento exportado para o continente europeu. Ele viajou nesta quarta-feira, 18, para a Itália, onde defenderá, na temporada 2024/25, o Babylon FC, da província de Sassari, localizada na ilha da Sardenha.
Sperafico fez toda a sua trajetória esportiva na UJR/Feevale/Banrisul. Chegou aos 8 anos no núcleo da Vila Redentora do projeto Futsal Social. Desde o começo da sua participação, chamou atenção dos professores pelo seu talento técnico e hábil, que o levaram, dois anos depois, às Equipes de Formação do clube. Passou pelas cinco equipes do tricolor hamburguense (Sub-11 ao Sub-20), tendo sido tricampeão da Copa UJR Sub-20, bicampeão do Aberto do Soberano Sub-18 e Sub-20, campeão da Copa Feevale e da Liga Metropolitana de Futsal Sub-15. Atualmente integrava o plantel Sub-20 e universitário da UJR/Feevale/Banrisul, da qual era o capitão e um dos destaques.
De acordo com Sperafico, a UJR/Feevale/Banrisul foi o clube que lhe deus as melhores oportunidades e vivências. “Foram doze anos de uma incrível trajetória. Foi aqui que me formei como atleta e como pessoa. Tenho um carinho e uma gratidão enorme por tudo o que vivi e aprendi”, destaca.
Em solo italiano, Sperafico realizará dois sonhos: o de viver da modalidade e o de jogar na Europa. Nesta primeira experiência longe do clube que o revelou, ele tem um objetivo bem claro: ajudar o Babylon FC a subir para a segunda divisão do futsal italiano. “Estou indo para um clube que tem um projeto ambicioso de crescer dentro do país. Quero aproveitar muito essa oportunidade para aprender com meus novos companheiros e desenvolver-me ainda mais como atleta”, afirma.
Somente neste ano, a UJR/Feevale/Banrisul encaminhou dois atletas para o futsal italiano. Assim como o ala Gustavo Sperafico, o pivô Bernardo Bastos transferiu-se para o Itra Football Club. Além deles, os alas Patrick e Henrique foram defender, respectivamente, as equipes da Assoeva/RS e do Umuarama/PR, ambas que disputam a Liga Nacional, bem como os fixos Cougo e Fábio e o ala Bruninho, buscados pelo Vélez, de Camaquã/RS.
“Estes encaminhamentos comprovam a qualidade do nosso trabalho. Aliado aos bons resultados de quadra, cumprimos com o nosso papel de preparar nossos jovens talentos para ampliar horizontes dentro da modalidade e de viverem do futsal”, finaliza Eduardo Keller, coordenador das Equipes de Formação da UJR/Feevale/Banrisul.
Sobre o Futsal Social
Realizado pela União Jovem do Rincão (UJR) desde 2004, o projeto Futsal Social atua há 20 anos como uma ferramenta para o desenvolvimento humano de 600 crianças e adolescentes, dos 7 aos 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, em seis bairros de periferia da cidade de Novo Hamburgo. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Feevale e apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo. Conta com o apoio das seguintes marcas: Fendt, Banrisul, SLC Agrícola, Unique, AGCO, DLL Financial Solutions Partner, Pegada, Sulgás Rissul, Apta, Fruki, Grupo Dass, Tacosola, Wirth, essas através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Sobre as Equipes de Formação
A União Jovem do Rincão (UJR) utiliza o futsal de formação, desde 2001, para contribuir no desenvolvimento integral de jovens atletas de várias regiões do Estado. As oportunidades para a prática esportiva de competição, nas categorias de iniciação, especialização e rendimento, proporcionam vivências e experiências regulares, potencializando as perspectivas de continuidade na modalidade para 210 atletas, de nove equipes, sendo cinco masculinas e quatro femininas. Este projeto conta com apoio da Universidade Feevale, do Banrisul, Unique, Sereia Turismo e da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.