Connect with us

NOVO HAMBURGO

Dois anos após inauguração, estação do bairro Roselândia trata mais de 15 milhões de litros de esgoto doméstico por mês

Resíduos residenciais são devolvidos como água limpa para o arroio local, reduzindo o impacto ambiental em toda a região

Uma das maiores obras da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo nos últimos anos, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Roselândia tem sido a principal responsável pela revitalização do arroio que dá nome ao bairro. O que antes servia apenas como um receptor de todo o esgoto local, agora, passa a receber apenas água limpa da comunidade, garantindo um salto na qualidade de vida do bairro. Por dia, a ETE trata mais de 500 mil litros de esgoto doméstico, um total de mais de 15 milhões de litros de poluição que deixam de ser despejados na natureza por mês, beneficiando mais de 7,5 mil moradores da região.

O vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, afirma que Novo Hamburgo ainda tem uma cobertura de tratamento de esgoto pequena, mas é algo fundamental para melhorar a saúde da população. “Cada 1 real investido em saneamento, poupamos 8 reais em saúde. Temos diversas ETEs em loteamentos de Novo Hamburgo, mas ainda é muito pouco, apenas 7,5% de todo o Município. Tratar esgoto é garantir que a população fique saudável, que não tenhamos um esgoto correndo a céu aberto, como era antes, no arroio Roselândia”, explica. “Estamos recuperando um arroio que estava perdido e é o que queremos fazer por toda a cidade com a ETE Luiz Rau, que vai dar um salto de 50% no tratamento de esgoto de Novo Hamburgo. É um enfrentamento que precisa ser feito o mais cedo possível”, aponta.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados