CAMPO BOM

Dois projetos de Campo Bom estão na final do Prêmio Boas Práticas

Município é finalista nas categorias Direitos Humanos e Saúde

Campo Bom está em duas finais do 6º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, entregue pela Famurs. O município é finalista nas categorias Direitos Humanos, com o projeto “Desenrola: Um olhar atento às adolescências”, e Saúde, com o projeto “Planejamento Reprodutivo”, que ampliou o acesso ao DIU na rede pública.

O Desenrola surgiu na volta às aulas após a pandemia. Muitas questões da adolescência foram criadas ou ampliadas durante o isolamento social, como cyberbullying, tornando-se importante falar com os alunos sobre isso. A iniciativa foi do Gabinete da Primeira-dama Kátia Orsi, junto com as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social. Os estudantes são levados para o Cinema do CEI e, com curtas-metragens, muita conversa e até produção de vídeos para o TikTok, quebram o tabu em torno do tema. Em três anos, o projeto já recebeu mais de 700 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Desburocratizar o acesso ao DIU para garantir às mulheres o direito à escolha do método contraceptivo foi o que colocou Campo Bom na segunda final. O processo, iniciado em 2021, ampliou em 650% os procedimentos já em 2022 (de 43 para 325), número que representou mais de 40% do total de inserções nas 15 cidades da região no ano. Em 2024, o recorde de 2022 deve ser superado, visto que agora os profissionais médicos das unidades de saúde estão capacitados para realizar as inserções, que antes ocorriam apenas no Centro Materno.

“Os prêmios validam os resultados e ajudam a mostrar a outras cidades projetos que deram certo e podem ser replicados. Mais importante que isso, entretanto, é fazer a diferença na vida das pessoas. As duas iniciativas mudaram para melhor a vida da nossa gente e esse sempre foi o nosso maior prêmio”, observa o prefeito Orsi.

Os vencedores do Prêmio Boas Práticas serão anunciados nesta quarta-feira (30/10), a partir das 17h30, em Nova Petrópolis, durante a programação do Smart Cities Park 2024.

Sair da versão mobile