NOVO HAMBURGO

Domingo por Elas ocorre neste final de semana no Bairro Santo Afonso

Entidades que compõem a Rede Integrada Laço Lilás estarão à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas

Vítimas de violência doméstica ou pessoas que queiram auxiliar alguém que sofre esse tipo de situação podem buscar ajuda neste domingo (27/10), no Beco do Trabalhador, no bairro Santo Afonso. Das 14h às 17h, entidades que compõem a Rede Integrada Laço Lilás estarão à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas sobre os caminhos para sair de situações de agressão e intimidação e buscar seus direitos legais. Esse é o principal objetivo do evento Domingo Por Elas, organizado pela Procuradoria Especial da Mulher desde 2019, com o apoio de instituições e órgãos que prestam serviços de amparo nas áreas do direito, da psicologia, da saúde e da segurança.

Para a sétima edição estão confirmadas as presenças de integrantes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam); da Defensoria Pública, da Patrulha Maria da Penha, composta por membros da Brigada Militar; da Secretaria de Desenvolvimento Social; e do Centro de Difusão e de Defesa dos Direitos Humanos da Universidade Feevale. Para as mães que irão acompanhadas dos filhos, haverá oficinas e atividades para as crianças.

A procuradora especial Lourdes Valim (Republicanos) esclareceu que o formato do evento será mantido, a exemplo do que vem ocorrendo desde 2019, sempre voltado a toda a família e em regiões onde se verifica um número maior de ocorrências dessa natureza. Ela sinalizou que muitas vezes as pessoas da comunidade não têm condições de se deslocar até o Centro e também não sabem onde procurar os atendimentos que necessitam. No ano passado, a ação foi realizada na mesma época do ano para marcar o desfecho do Outubro Rosa, mês voltado não somente ao combate do câncer de mama, mas à saúde feminina em geral.

 

Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Patrulha Maria da Penha (Brigada Militar), Defensoria Especializada em Atendimento à Mulher. Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos.

Sair da versão mobile