Connect with us

CULTURA

Em ato simbólico, “Meu Primeiro Livro” é entregue ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo

Secretário da Cultura foi recebido pelo diretor-presidente, que destacou estar “encantado” com a obra

A história de Novo Hamburgo passa a ter um novo capítulo cheio de cores, afeto e imaginação. O “Meu Primeiro Livro”, obra realizada pela Secretaria da Cultura, começará a ser distribuído em 2025. Na última sexta-feira (27/12), exemplares da publicação foram entregues em ato simbólico ao diretor-presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, que administra o Hospital Municipal, Augusto Lengler.

No encontro, o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, contou que o projeto iniciou a partir de um questionamento importante: a identificação do papel da cultura em políticas transversais. A literatura foi entendida como um complemento valioso para a chegada da nova vida, visto que proporciona o fortalecimento de laços, possibilita a criação de memórias afetivas e planta uma semente para um futuro com mais leitura.

“O livro é muito mais que o texto”, destaca a escritora Simone Saueressig, o que possibilita explorar a obra para contar a história e criar outras a partir das ilustrações. Falando sobre o projeto, o secretário compartilhou uma experiência pessoal para ilustrar essas possibilidades: “minhas filhas, quando crianças, contavam as histórias por repetição e por associação à imagem”, disse.

“Eu estou encantado”, falou o diretor-presidente. Em meio a lembranças do dia em que a ideia foi sugerida por Cardoso à prefeita Fátima Daudt, a qual Lengler destacou ações de cuidado, carinho e inovação pela saúde e pelo Hospital Municipal, ele avaliou que o resultado “ficou muito além do que imaginava; ficou belíssimo”. A expectativa é que as obras sejam distribuídas a partir de 1 de janeiro.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados