Connect with us

NOVO HAMBURGO

Em carta aos vereadores, entidades manifestam apoio a projetos de reforma do Ipasem

A ACI, a CDL-NH, o Sindilojas NH e o Sinduscon NH enviaram correspondência aos vereadores de Novo Hamburgo, nesta quarta-feira (14/12), em que manifestam apoio aos projetos de lei apresentados pelo Poder Executivo referentes à reforma previdenciária dos funcionários públicos, ação considerada absolutamente necessária à manutenção do município. Confira a íntegra da carta assinadas pelos respectivos presidentes:

 

Exmo(a). Sr(a). Vereador(a)!

 

As entidades empresariais signatárias da presente, preocupadas com o futuro de Novo Hamburgo e com a sustentabilidade financeira da cidade e do Ipasem, vem, respeitosamente, manifestar-se acerca dos projetos de lei apresentados pelo Poder Executivo referentes à reforma previdenciária dos funcionários públicos, ação absolutamente necessária à manutenção deste Município.

 

Analisaram-se os projetos de lei em voga, com o máximo cuidado, concluindo-se por apoiá-los com o viés de não gerar mais problemas ao município, que necessita sobremaneira de investimentos em áreas importantes como saúde, educação e segurança.

 

Um novo exercício sem que tenham sido aprovados os projetos de lei acarretará prejuízos aos munícipes, pois o financiamento do déficit atuarial custará mais caro a todos os habitantes e empreendedores de Novo Hamburgo, gerando, talvez, o nefasto aumento de impostos. Ademais, outros entes federativos já realizaram a discussão sobre a questão previdenciária de seus servidores. As reformas previdenciárias da União e dos Estados foram muito importantes para a contenção do déficit atuarial e previdenciário dos servidores e Novo Hamburgo necessita da mesma atitude corajosa de Vossa Excelência.

 

Lembremo-nos de que se perdeu o bônus demográfico brasileiro das décadas de 1980 e 1990, momento em que a pirâmide etária nacional era favorável, pois havia um número maior de trabalhadores do que de aposentados. Hoje a situação é diferente. Só na cidade de Novo Hamburgo, há em torno de 2,5mil servidores na ativa, para 3 mil servidores aposentados, sem contar com os pensionistas e beneficiários, que somam, aproximadamente, 10 mil pessoas. Entretanto, revela-se importante trazer a Vossa Excelência o fato de que somos 239 mil hamburguenses, que necessitam de atendimento médico, educação e segurança, enfim de saneamento básico e tantos outros serviços públicos de qualidade que poderão ser descontinuados por falta de recursos ante a eventual omissão do parlamento em votar as propostas apresentadas.

 

Assim, confiam as entidades ora signatárias no discernimento de Vossa Excelência no sentido de votar pela aprovação das alterações no regime previdenciário dos servidores do município por ser absolutamente necessário à continuidade e sustentabilidade de Novo Hamburgo.

 

Novo Hamburgo, 13 de dezembro de 2022.

 

Diogo Carlos Leuck

Presidente da ACI-NH/CB/EV/DI

 

Jaime Machado

Presidente da CDL NH

 

Gérson Jacques Müller

Presidente do Sindilojas NH

 

Anelise Gehlen Luvizon

Presidente do Sinduscon NH

 

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados