Connect with us

NOVO HAMBURGO

Em dois meses, Novo Hamburgo tem crescimento de 41,3% na abertura de empresas

O Município é o quinto do Rio Grande do Sul que mais tem negócios registrados

Com a política de atrair novos negócios e desenvolver um trabalho de apoio aos empreendedores, em parceria com as entidades do setor, Novo Hamburgo registrou crescimento de 41,3% na abertura de empresas em 2025. Nos dois primeiros meses do ano, 1.716 empreendedores decidiram apostar no Município, sendo 1.647 microempreendedores individuais (MEIs). Isso representa uma média de 29 empresas abertas por dia na cidade.

Neste ano, foram 977 empresas abertas em janeiro e 739 em fevereiro. Em 2024, no mesmo período, foram 1.214 empresas, com 1.144 MEIs, sendo 618 em janeiro e 596, em fevereiro.

As informações são do Mapa de Empresas, painel do governo federal que monitora as estatísticas de empresas e negócios do Brasil. Essa é a base de dados que será adotada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT) para monitorar o setor a partir de agora, a fim de acompanhar de mais perto as estatísticas e assim traçar estratégias de atuação.

Conforme a titular da SMDEIT, Daiana Monzon, dentre as ações que o Município lidera em prol das empresas está o programa Conexão Empresarial, que foi lançado durante a Fimec na semana passada. A iniciativa busca criar um canal direto de diálogo entre a Administração Municipal e os empresários, oferecendo acolhimento e escuta ativa para fortalecer o ambiente de negócios.

Além disso, a Sala do Empreendedor hoje opera em um espaço mais amplo e acessível, no 1.º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, com assessoria para deixar a vida do empreendedor mais simples.

Outro espaço é o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) que, inclusive, está com edital aberto para que novos empreendimentos usufruam da estrutura planejada para favorecer o ambiente inovador em negócios.

Hoje, Novo Hamburgo é a quinta cidade do Rio Grande do Sul que mais tem empresas registradas, somando 41.663, divididas em 813 atividades econômicas, mas com potencial para crescer ainda mais. As cinco atividades que mais se destacam são comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, 1.886 empresas; promoção de vendas, 1.578; cabeleireiros, manicure e pedicure, 1.221; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados,1.031; e obras de alvenaria, 1.020.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados