CAMPO BOM

Emoção, nostalgia e reconhecimento resumem sessão de homenagens de agosto  

A Câmara de Vereadores de Campo Bom viveu uma noite especial nesta quarta-feira, 31 de agosto. A última sessão do mês foi dedicada para prestar homenagem a duas importantes cidadãs da cidade que se destacam em suas áreas: Maria Del Carmen Peres Germann e Helena Maria dos Santos.

Com um plenário lotado, ocupado em quase sua totalidade, a emoção, a nostalgia e o reconhecimento tomou conta das duas horas de sessão. Maria Del Carmen foi homenageada em uma proposição da vereadora Professora Sandra Orth (PSDB) e Celsinho Rodrigues foi o proponente da homenagem para Helena. Familiares, amigos, representantes de entidades e clubes de serviço prestigiaram o encontro.

Maria nasceu em Rivera no Uruguai e hoje é naturalizada brasileira. Fez faculdade de Medicina da Universidade Católica de Pelotas e especialização em Dermatologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Tão logo encerrou a especialização, ela junto de sua família mudou-se para Campo Bom e iniciou a clinicar no município. Desenvolveu sua atividade como médica concursada da Prefeitura de Campo Bom. Atualmente segue exercendo a Medicina no Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom e em sua clínica particular.

Helena Maria dos Santos, há 35 anos, após um acidente de trânsito, perdeu por completo sua visão. Mesmo diante da perda completa da visão não desistiu dos seus sonhos e se tornou referência na luta das pessoas com deficiência visual.

Ao se dirigir a sua homenageada, Sandra enalteceu o comprometimento da médica com a comunidade de Campo Bom. “É uma honra compartilhar desse momento. Todos que estão aqui estão orgulhosos pelo que a senhora fez em toda sua vida: cuidar das pessoas”, resumiu.

Ao se pronunciar sobre a sua homenageada, Celsinho exaltou a trajetória de Helena na luta pelos direitos dos deficientes visuais. “A Helena precisa servir de exemplo e encorajamento para todos nós. Não podemos nos entregar diante de qualquer dificuldade”, citou.

Após ouvirem as manifestações dos demais vereadores, as homenageadas também se pronunciaram. “Quero dizer para todos que todo mundo tem dificuldade, não só eu. Superar as dificuldades é minha necessidade, mas todos precisamos vencer. Tudo foi assim pra mim e precisamos fazer acontecer”, destacou Helena. “Em 24 de novembro eu faço 70 anos e quando esse dia chegar, eu vou lembrar de cada um de vocês por esse presente muito lindo, do qual eu me orgulho muito que é receber essa homenagem”, salientou Maria Del Carmen.

Além de todas as palavras de carinho e abraço dos convidados, as homenageadas também foram agraciadas com uma placa alusiva a condecoração concedida pelo Poder Legislativo.

Sair da versão mobile