CAMPO BOM
Encerramento da Semana do Meio Ambiente teve posse, juramento, música e até show circense
O juramento de 300 jovens comprometidos em zelar pela natureza marcou o encerramento, na manhã de hoje, 5, da Semana do Meio Ambiente em Campo Bom, quando os novos patrulheiros ambientais e monitores ecológicos da cidade foram empossados solenemente. O evento realizado no auditório do Centro de Educação Integrada (CEI) teve espaço para risos, acrobacias, música e para a divulgação dos vencedores do concurso de jingles sobre o meio ambiente, competição que envolveu músicas de 18 escolas da rede municipal. Toda a programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o intuito de fomentar atitudes de preservação na busca da sustentabilidade ambiental.
A solenidade de encerramento não poderia ter começado de melhor forma para a turma de crianças: a apresentação do circo de bolso. Segundo os palhaços Faria e Cordial, o “maior menor circo de todo o globo terrestre” teve até animais ferozes, entre os quais o leão, que fugiu da jaula antes da apresentação, mobilizando os dois protagonistas em sua captura. Em meio a piruetas, bolhas de sabão e brincadeiras interativas, o circo envolveu as crianças também em questões ambientais, como o a preservação do verde e cuidado com os animais.
E foi justamente para esse comprometimento que o vice-prefeito Marcos Riegel chamou a atenção dos pequenos. “Assim como vocês são amigos, devem ser também amigos da natureza. Um amigo ajuda o outro, por isso sempre que virem algo de errado sendo feito com a natureza, devem avisar”, ensinou. A titular da Secretaria de Educação e Cultura Eliane dos Reis salientou que a cultura ambiental é muito forte nas escolas da rede. “Essa preocupação é tão presente que dos quase 150 prêmios que recebemos nos últimos anos, 75 deles têm o meio ambiente como tema”, lembrou. O presidente da Câmara de Vereadores Alexander Hoffmeister parabenizou a Prefeitura pela programação da Semana do Meio Ambiente, destacando que um dos orgulhos de Campo Bom é ter uma secretaria municipal voltada a esse assunto. Já o titular da Secretaria de Meio Ambiente José Orth, fez um chamamento às crianças de atuarem em suas comunidades, seja em casa ou na escola. Também lembrou que o descarte irregular de lixo é um dos principais problemas da cidade e que a Prefeitura dispõe de atendimento gratuito para o recolhimento de praticamente todo o tipo de resíduo. “Digam isso em casa e para os vizinhos. Não precisa jogar o lixo na rua. Liga pra Prefeitura que vamos buscar”.
Ao final do evento foi entregue a premiação às seis escolas que compuseram o melhor jingle sobre o meio ambiente: Marcos Silvano (categoria ensino fundamental) e Santo Antônio (categoria educação infantil). Junto com os segundo e terceiros colocados das duas categorias, elas receberam prêmios em dinheiro.
Escolas Marco Silvano e Santo Antônio vencem o concurso de jingles
Eles se esforçaram na criação de músicas e mostraram todo o conhecimento sobre o descarte correto de resíduos. As 18 escolas municipais que inscreveram seu jingle no concurso promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente surpreenderam pelos trabalhos. A música da escola municipal Marcos Silvano que fala sobre o papel da Patrulhinha Ambiental de conscientizar a comunidade a não jogar o lixo no chão, foi a vencedora na categoria Ensino Fundamental. O papel das crianças em cuidar e zelar pela natureza serviu de inspiração para o jingle da escola Santo Antônio, que ficou em 1º lugar na categoria Educação Infantil. Os três melhores jingles de cada categoria foram premiados na manhã de hoje, 5, durante cerimônia que ocorreu no auditório Marlise Sauressig, no Complexo Cultural do CEI e que marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente.
O concurso que elegeu o melhor jingle sobre meio ambiente da cidade, tinha como orientação, letras que versem sobre os temas Patrulhinha Ambiental – Descarte Irregular de Resíduos/Lixo. Usando recursos de gravação como câmeras e celulares, os pequenos deveriam explicar por meio de uma breve música, com duração estipulada em 30 a 40 segundos, sobre a importância de dar o destino apropriado aos materiais descartados, dividindo os lixos orgânicos dos secos.
Mesmo pequenos, os alunos da escola Santo Antônio expressaram na música o que já sabem: que é necessário cuidado e carinho com o meio ambiente. “Perguntamos para as crianças o que eles entendem sobre a temática proposta pelo jingle. Eles destacaram as palavras carinho, cuidado e meio ambiente. Para eles, o patrulheiro ambiental tem que cuidar da natureza, e com esses entendimentos, criamos o jingle com a ajuda de um pai”, relata a diretora da escola, Kelen Garcez. Os vencedores ficaram contentes e emocionados com o resultado. Segundo a diretora, o valor recebido como reconhecimento será investido na produção de uma cisterna na escola, para regar plantas e a horta.
Já o jingle vencedor na categoria Ensino Fundamental foi produzido nas aulas de músicas da escola Marcos Silvano. “Temos oficina de meio ambiente no contraturno escolar, então eles dominam muito bem o assunto. Com a professora de música, eles fizeram a letra e o arranjo do jingle e todos os alunos sabem cantar”, conta a diretora da instituição, Janaina Schafer.
Na categoria Educação Infantil, as três escolas ganhadoras foram Santo Antônio, Dedinho de Ouro e Claudy Schaefer, em 1º, 2º e 3º lugar respectivamente. Já no Ensino Fundamental, os três primeiros colocados foram Marcos Silvano, Borges de Medeiros e Marquês do Herval. A premiação é em dinheiro e varia entre 500 e 200 reais.
Confira os jingles ganhadores
Categoria: Educação Infantil
EMEI Santo Antônio
Vamos lá patrulhinha ambiental
A natureza pede proteção,
Carinho e cuidado.
O futuro está e nossas mãos!
Plantar consciência e atitude,
Erguer a nossa voz,
Tudo isso só dependerá de nós!
Plante semente! Venha coma gente! Seja consciente!
Preserve o nosso meio ambiente…
EMEI Dedinho de Ouro
Nome: Patrulheiros ambientais
Somos patrulheiros ambientais
Da natureza vamos cuidar
Se não der mais pra reaproveitar
No lugar certo o lixo tem que ficar
Seco, orgânico ou entulho
O caminhão virá pra recolher
Numa cidade limpa é melhor de viver
É nesse lugar que queremos crescer!
EMEI Claudy Schaefer
Existem vários tipos de lixo
Cada um tem seu lugar
Lixo no lugar errado
Faz mal um bucado
Contamina nosso solo
Contamina nossa água
Em casa, você separa seu lixo?
Esse é o nosso compromisso
Todos precisam disso
Por isso eu insisto
Separe seu lixo!
Categoria: Ensino Fundamental
EMEF Marcos Silvano
A patrulhinha ambiental
Está aqui pra te lembrar
Cuide do meio ambiente
Pois ele é o nosso lar!
Não jogue lixo nos rios
Nem polua o nosso chão
Precisamos da sua ajuda
Da nossa compreensão!
A patrulhinha ambiental
Está aqui pra te lembrar
Que o importante é reciclar
Separe o lixo!
Vamos a cidade ajudar
Campo Bom vai melhorar
O lixo tem seu lugar
Jogue no lixo!
EMEF Borges de Medeiros
Hey!
Hey, você, preste atenção!
Cuidar do lixo é a solução
Porque o lixo, podemos reciclar;
Porque o lixo, podemos renovar;
Porque o lixo, podemos transformar;
E a nossa vida melhorar
Hey, você, vamos aprender!
Campo Bom vai agradecer,
Compromisso, basta apenas separar;
Com juízo, é tão fácil descartar
Vamos todos juntos
Basta você querer.
EMEF Marquês do Herval
Descarte LEGAL!
O lixo você pode separar
Seja responsável ao reciclar
Basta seguir orientações
Destino adequado a lhe dar
Estas atitudes vão mudar
E todos vida longa vamos ter