NOVO HAMBURGO

Enchente do Sinos pode afetar abastecimento de água de Novo Hamburgo

Comusa estima que nível do Sinos chegue aos 8 metros nesta noite

Apesar do tempo firme e com sol deste domingo (18/06), o Rio dos Sinos continua subindo em Novo Hamburgo. Às 18 horas, ele chegava à marca de 7,74m, ou seja, 4,74 metros acima do normal. O bairro Santo Afonso voltou a ser atingido, assim como os bairros Canudos e Lomba Grande. O vice-prefeito e diretor geral da Comusa, Márcio Lüders, alertou em suas redes sociais para o risco de suspensão do fornecimento de água na cidade caso o rio continue subindo.

Ele também apelou à população para que ela evite o desperdício e economize água. “Neste momento, ainda estamos conseguindo manter a captação, mas existe a possibilidade de termos que suspender por alguns momentos, até esse nível (do rio) baixar, para que ele não atinja os nossos transformadores, assim como as nossas bombas de captação. Então a gente faz esse apelo à comunidade, para que nos ajude também a economizar água. É uma precaução que precisamos de todos neste momento”, enfatizou Lüders.

 

Bairros voltaram a ficar debaixo d’água

Em Canudos, a Vila Kippling, Getúlio Vargas e Esmeralda são os pontos mais afetados. O exército auxiliou as forças de segurança municipais no resgate às pessoas afetadas pela cheia. Após contato da secretaria de Segurança do município pedindo ajuda, o batalhão de São Leopoldo enviou militares e barcos para auxiliar.

Outros pontos que vêm sendo severamente afetados são a Integração e Porto das Tranqueiras, em Lomba Grande, além de áreas do bairro Santo Afonso.

A prefeitura de Novo Hamburgo emitiu alerta: “O nível do Rio dos Sinos continuará subindo nas próximas horas. Pedimos que os moradores das imediações das Vilas Getúlio Vargas, Kipling, Marrocos, Integração e Porto das Tranqueiras, levantem móveis e eletrodomésticos. Em caso de necessidade, procure um dos abrigos preparados pela Prefeitura, na BACI Santo Afonso, Escola Municipal Arnaldo Grin e Escola Martha Wartenberg.”

De acordo com a Defesa Civil, Novo Hamburgo tem 351 pessoas alojadas nos pontos de abrigamento, sendo 104 pessoas na Escola Municipal Martha Wartenberg, no bairro Canudos; 104 pessoas na Escola Municipal Arnaldo Grin, bairro Santo Afonso; 103 na Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci) Santo Afonso; e 40 pessoas na Igreja Merivan em Lomba Grande. Os dados são do início da noite deste domingo.

 

 

 

Sair da versão mobile