CAMPO BOM
Enchente do Sinos será a maior dos últimos 59 anos em Campo Bom
Nível do rio deve ultrapassar o registrado em 2013, quando o Sinos atingiu a marca de 7,86 metros em Campo Bom
A cheia do rio do Sinos começa a tomar grandes proporções no fim desta quarta-feira (01/05). Desde sábado (27/04), já choveu mais de 267,8 mm em Campo Bom. Conforme a Defesa Civil do município, às 17h desta quarta o Sinos já atingia a marca de 7,36 metros, 16 centímetros acima da cota de inundação, que é de 7,20 metros. As quadras de esporte da Rua Flores da Cunha, no bairro Porto Blos, já estão totalmente alagadas pelas águas do rio, assim como a estrada Pio XII e a rua Marcos Silvano, no bairro Barrinha.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira, o Ginásio Municipal, local preparado pela prefeitura para receber as vítimas da enchente, já está com 24 desabrigados e 4 desalojados. O número, no entanto, tende a piorar, uma vez que a tendência é que o Sinos continue em elevação. O Ginásio Municipal também está recebendo doações para auxiliar os afetados pela enchente. Os itens mais urgentes para doação são água mineral, leite, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, itens e produtos de limpeza, como baldes, rodos e panos, além de toalhas de banho.
Veículos da Secretaria de Obras de Campo Bom estão fazendo o transporte direto dos ilhados na Barrinha, até às 21h. Nesta quinta-feira, o transporte começa a partir das 6h da manhã. No entanto, das 21h às 6h as equipes ficarão de prontidão em caso de emergência, que pode ser acionada pelo número (51) 99631-4625.
Além da enchente, o acumulado de chuvas também tem causado inúmeros transtornos e problemas para Campo Bom. Um trecho da Avenida dos Municípios, próximo ao Parque do Trabalhador, teve de ser interditado após o risco de deslizamento do barranco que fica ao lado da via. A ponte do bairro 25 de julho também foi interditada, inclusive para a passagem de pedestres. Outro ponto interditado foi a passarela no bairro Aurora, que passa sobre o Arroio Schmidt.
Enchente será a maior dos últimos 59 anos
De acordo com o encarregado da estação meteorológica de Campo Bom, Nilson Pedro Wolff, a enchente desta semana será a maior da história recente no Vale do Sinos. “Na maior cheia do ano passado o Rio dos Sinos atingiu 7,60 metros, após um total de 257,6 mm de chuvas. A enchente atual irá ultrapassar a maior cheia desde 1965, que ocorreu em 2013, quando o Sinos atingiu 7,86 metros. A situação ficará dramática nas próximas horas, pois continua chovendo e modelos meteorológicas indicam muita chuva ainda para amanhã. Também devemos considerar o seguinte historicamente, o Rio dos Sinos em Campo Bom sobe durante três dias seguidos após parar completamente de chover, o que deverá ocorrer só no próximo domingo, conforme os modelos atuais. Não fazemos ideia em que proporções chegará a atual enchente”, conta o meteorologista.