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NOVO HAMBURGO

Entenda a importância do desenvolvimento de equipes para sua empresa

Você atua como gestor em organizações comerciais? Ou você é um empreendedor e precisa capacitar seus colaboradores? Para quem exerce essas funções, o desenvolvimento de equipes é essencial para formar um time de alta performance. Esse tipo de planejamento e a análise de ações são fundamentais para otimizar o desempenho e aumentar a produtividade da empresa.

Segundo o especialista em Recursos Humanos e docente dos cursos de Aprendizagem Comercial do Senac Novo Hamburgo, Patrick Andretti da Silva, desenvolver uma equipe sólida é uma das premissas para que uma empresa alcance os seus objetivos. Para montar uma equipe de sucesso, segundo o docente, é importante ficar atento a alguns pontos:

– Faça uma análise detalhada do seu negócio: Aonde quero chegar? Quem é meu cliente? Como faço para alcançá-lo? Quais são meus pontos fracos e fortes?

– Realize um bom processo de recrutamento e seleção para que sua empresa tenha pessoas com as competências adequadas para cada cargo.

– Estabeleça objetivos para sua organização e os apresente de forma clara para sua equipe, assim todos vão entender onde você pretende chegar.

– Mantenha-se em comunicação constante com sua equipe e sempre dê feedback para seus colaboradores, assim você cria uma sintonia perfeita com os membros de sua empresa.

– Proporcione treinamentos e incentive o desenvolvimento de todos, dessa forma sua equipe se qualifica e se torna mais eficiente.

– Recompense o bom desempenho e reconheça o esforço dos membros de sua empresa que não alcançaram os seus resultados.

– Promova e incentive um ambiente positivo, onde os colaboradores se sintam felizes, seguros, dispostos e incentivados.

– Trabalhe a sua liderança, seja um exemplo de comportamento e atitudes para sua equipe, seja a inspiração deles para buscarem mais.

Para uma menor da rotatividade de pessoal nas equipes de trabalho, o especialista reforça a necessidade de realizar um processo de recrutamento e seleção assertivo, analisando bem o perfil do cargo para os possíveis candidatos. “Para realizar a contratação que melhor se adapte à sua organização, pessoas alinhadas com seu pensamento e com a filosofia da empresa são fundamentais para evitar a rotatividade”, comenta.

Patrick ainda destaca o papel da liderança: “ao líder cabe incentivar, orientar, apoiar, passar tranquilidade. Lembrando que o desenvolvimento de uma equipe sólida e próspera demanda tempo e esforço contínuo, mas pode levar a resultados significativos e duradouros. É aquela velha frase: ‘ninguém chega a lugar nenhum sozinho'”.

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