EDUCAÇÃO

Entre as melhores do mundo, EMEB Profª Adolfina Diefenthäler inspira outras escolas

Finalista do Prêmio de Melhor Escola do Mundo – Word’s Best School Prizes, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Adolfina Diefenthäler abriu as portas mais cedo nesta quarta-feira (19/10). Para acompanhar o anúncio das vencedoras, a escola localizada no bairro São José, em Novo Hamburgo, preparou uma sala para projetar a cerimônia que se iniciou às 6 horas e foi transmitida da Inglaterra, país de origem da T4 Education, empresa organizadora da premiação. Além da comunidade, estudantes e professores, a escola também contou com a torcida da prefeita Fátima Daudt e da secretária de Educação, Maristela Guasselli, que fizeram questão de reforçar o apoio na escola.

Apesar do primeiro lugar da categoria Colaboração da Comunidade, na qual a EMEB Profª Adolfina Diefenthäler concorria, ter sido conquistado pela escola Dunoon Grammar School, da Escócia, o sentimento de orgulho foi a tônica na escola hamburguense. “Estamos vivendo um momento histórico em que somos referência para o mundo. A conquista da Adolfina é motivo de orgulho para a nossa cidade”, lembrou Fátima Daudt logo após o anúncio das vencedoras.

Este foi o segundo ano consecutivo que a Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo tem uma escola selecionada entre as 50 melhores do mundo para participar da Semana Mundial da Educação. No ano passado, a EMEB Pres. Affonso Penna, do bairro Vila também, também compartilhou o trabalho desenvolvido na cidade.

 

Referência para outras escolas

Desde as primeiras divulgações que confirmaram a classificação nas etapas finais do prêmio, a equipe diretiva da EMEB Profª Adolfina Diefenthäler tem recebido o contato de escolas de diferentes lugares. Interessados na proposta que levou a instituição a estar entre as melhores do mundo, educadores têm visitado a escola para conhecer de perto como acontece a gestão democrática que leva em consideração a opinião da comunidade escolar. “Nosso trabalho é coletivo e muito nos orgulha saber que estamos inspirando escolas e professores de outros lugares. Nós acreditamos na gestão democrática e na escola pública de qualidade”, destaca a diretora da escola, Andréa Zimmer, que, após participar da cerimônia de premiação, recepcionou um grupo de estudantes de magistério que vieram do município de Dom Pedrito para conhecer uma das melhores escolas do mundo.

 

Homenagem da Rede Municipal de Ensino

Ainda no turno da manhã, a EMEB Profª Adolfina Diefenthäler recebeu mais uma importante homenagem, desta vez da Rede Municipal de Ensino. Durante reunião de diretores das escolas municipais e coordenadores de espaços pedagógicos, a secretária Maristela enfatizou a grandeza do êxito para a educação pública da cidade. “Estar entre as melhores do mundo é a grande conquista da escola. É um feito gigante que mostra a qualidade do trabalho que desenvolvemos aqui”, afirmou a titular da pasta, que também apresentou um vídeo com imagens da trajetória da escola no prêmio.

 

Live

Antes do anúncio dos vencedores, na terça-feira, dia 18, a EMEB Profª Adolfina Diefenthäler participou da programação da Semana Mundial da Educação apresentando detalhes da proposta que a fizeram chegar entre as melhores do mundo. Participaram da live a diretora Andréa Zimmer, a coordenadora pedagógica Joice Lamb e o professor de inglês Tiago Nogueira.

 

Gestão democrática

Na EMEB Profª Adolfina Diefenthäler, os processos de decisão são coletivos, incluindo as questões financeiras, estruturais, de aprendizagem e de avaliação. Anualmente, a escola realiza uma assembleia com a participação de todos. Neste encontro, são debatidas as principais demandas. Estudantes, professores e comunidade têm a oportunidade de se manifestar e votar nos temas que consideram mais relevantes. Como todos podem participar, se sentem responsáveis pelo desenvolvimento da escola e aprendem a ouvir e respeitar as necessidades e opiniões dos outros.

O projeto pedagógico se chama #aprenderecompartilhar e tem sua base em três premissas: participação democrática, aprendizagem colaborativa e interação entre os pares. A escola atende 750 estudantes e conta com 40 professores.

Sair da versão mobile