CAMPO BOM

Equipe campo-bonense de robótica conquista título estadual

O projeto Corpo em Movimento, da equipe campo-bonense Big Family, conquistou no último fim de semana o Torneio de Robótica First Lego League, do Sesi. As finais aconteceram na sexta-feira e no sábado (07 e 08/05), de forma on-line. A equipe campeã, coordenada pela professora Nidiane Martins, é formada por Ellen Gonçalves, Emily Mulligan, Gustavo de Ávila, Nicolas Guerra e Marya de Moraes.

A competição estadual reuniu 21 equipes de escolas, sendo a campo-bonense a única “de garagem”, ou seja, que não está ligada a uma instituição de ensino. Seus integrantes participaram de projeto do Sesi e seguiram participando dos campeonatos com apoio de familiares e amigos. Além da premiação geral, a Big Family conquistou também o prêmio de melhor desempenho de robô.

Desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o projeto Corpo em Movimento visa ampliar as informações disponíveis para os frequentadores das academias ao ar livre por meio de uma placa colocada no espaço ao lado da Estação Saúde (projeto piloto). Além das informações, a placa contém um QR Code que possibilita que as pessoas, utilizando o celular, possam acessar um site desenvolvido para ampliar as noções sobre a utilização dos equipamentos disponíveis.

Com o tema “De que forma podemos tornar as pessoas mais ativas?”, a equipe montou o projeto que culminou com o robô demonstrando os exercícios na arena de competição. “Percebemos a dedicação e inteligência dos integrantes da equipe logo que fomos procurados e imediatamente demos total apoio ao projeto. É ótimo que a Administração Municipal receba ideias como essa. Parabenizamos a equipe pela organização e pela conquista”, diz o secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva.

A professora Nidiane Martins, coordenadora da equipe, conta sobre o momento que a Big Family está passando. “A equipe está num estado de euforia, por ter passado para a etapa nacional. Eles estão bem felizes e empolgados para esse novo desafio, que é concorrer com todas as equipes do Brasil”, conta.

Nidiane também detalha a preparação que a equipe está fazendo para a etapa nacional. “Devido à pandemia, eles estão intercalando os dias de treino, revezando. Para poder dar continuidade ao projeto, e fazer todas as melhorias que foram apontadas pelos juízes aqui na etapa estadual. Para que no nacional possamos concorrer à premiação novamente”, explica.

Ela agradece ao apoio que a Secretaria de Educação de Campo Bom tem dado à equipe. “ A prefeitura tem nos ajudado bastante, com as estatísticas da cidade, além de disponibilizar profissionais, tanto de esporte como de desenvolvimento de sistemas. Eles têm dado todo o suporte necessário para nós, 24 horas por dia”, ressalta.

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, parabenizou a equipe pela conquista estadual. “Estão de parabéns todos os integrantes da equipe pela conquista estadual e fica aqui nossa torcida pelo sucesso na competição nacional. Mas independente do resultado em termos de classificação, vocês já são vencedores, pelo desprendimento e determinação, desenvolvendo algo que vem a ser muito útil a pessoas da comunidade que praticam atividades físicas”, declara.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile