Connect with us

EDUCAÇÃO

Escola de Novo Hamburgo é selecionada para participar da Semana Mundial da Educação

De Novo Hamburgo para o mundo. A experiência pedagógica de ensino remoto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pres. Affonso Penna durante a pandemia foi escolhida para ser apresentada durante a Semana Mundial da Educação, que ocorrerá entre os dias 3 e 8 de outubro.
A escola hamburguense, única gaúcha, é uma das cinco brasileiras selecionadas (as demais são da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco) e, em todo o mundo, apenas cem instituições foram eleitas para compartilhar suas experiências. “É a primeira vez que escolas públicas são selecionadas, e com orgulho contemplamos que a EMEF Afonso Penna da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo é uma delas”, destaca a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli.

Para a prefeita Fátima Daudt, o fato de uma escola pública hamburguense estar entre as cem selecionadas em todo o mundo demonstra o sincronismo de características distintas que se completam: a qualidade de seus professores e o comprometimento do poder público por uma educação cada vez melhor. “É empolgante ver a dedicação e o engajamento de nossos professores, que sempre buscam formas criativas e inovadoras de envolver alunos e familiares no ensino”, diz.

Realizada pela T4.education, organização mundial que fornece ferramentas, iniciativas e eventos destinados a professores, a Semana Mundial da Educação oferece uma plataforma para que escolas e organizações educacionais compartilharem histórias de sucesso que possam ser replicadas em outras localidades.

“Vamos compartilhar nosso trabalho pedagógico remoto iniciado no ano passado. Foi construído de forma criativa e colaborativa, envolvendo professores, equipe diretiva e famílias”, conta a diretora da escola, Michelle Bremm. Inicialmente, a experiência da EMEF Pres. Affonso Penna foi apresentada em reunião de diretores das 89 escolas da rede municipal hamburguense, quando foi estimulada pela SMED a inscrever-se no evento Semana Mundial da Educação.

A experiência

Para Michelle, a escola, que tem 277 alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, soube utilizar a tecnologia para viabilizar uma educação envolvente mesmo na pandemia. A partir de contatos com as famílias pelo Facebook, em abril do ano passado foram criados e-mails institucionais para cada estudante, grupos de turmas no whats e instituídas turmas na plataforma Google For Education, onde os professores postavam o material e os estudantes realizavam as atividades. “Criamos tutoriais para que os pais soubessem como baixar o aplicativo”, acrescenta a professora Cláudia Henrique Moraes, do Laboratório de Informática da escola.

“Muitas ligações e mensagens foram trocadas entre professores, alunos e pais, aproximando todos os personagens do ensino. Quem não tinha acesso à internet recebia material impresso. Os resultados do ano passado foram ótimos. E, em 2021, iniciamos o ano letivo de forma remota com uma proposta pedagógica bem consolidada”, resume a professora Andressa Fassbinder dos Santos, coordenadora pedagógica da escola.

Durante as aulas, a escola realizou várias semanas temáticas, como de matemática, meio ambiente, educação fiscal, com significativo envolvimento de alunos e familiares nos desafios, brincadeiras e atividades.

Michelle reforça que um dos objetivos foi trazer as famílias de volta à escola, parceria fundamental para que a aprendizagem aconteça. “Conseguimos equipamentos para quem não tinha, realizamos combinações específicas para adequar horários em que pudessem disponibilizar tempo e o aparelho para as aulas síncronas (em tempo real, ao vivo, com professores e estudantes online ao mesmo tempo), até em horários da noite”, destaca a diretora.

Professores dividiram suas turmas em grupos para atendê-los com melhor qualidade, além de grupos de flexibilização, em que alunos com maior dificuldade tinham acesso a professores em momentos diferentes.

Cada uma das cem escolas selecionadas irá relatar sua experiência aos participantes da Semana Mundial da Educação. A apresentação hamburguense será às 13 horas do dia 6 de outubro, diretamente do Laboratório de Informática da escola, no bairro Vila Nova.

Além de Michelle, Andressa e Cláudia, também participa da apresentação a diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Raquel Becker, como mediadora. “Estamos muito felizes em partilhar algo que realmente está fazendo a diferença na comunidade e que inspire outras escolas”, resume Michelle.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados