CAMPO BOM
Escola de tempo integral: diferencial na Educação de Campo Bom
Com 69,77% das escolas na modalidade, rede municipal já superou a meta que o Plano Nacional de Educação tem para 2024
A rede municipal de ensino de Campo Bom tem 43 escolas, sendo 30 delas (69,77%) de tempo integral. Dos 9.337 alunos, 4.219 estão de forma integral, assim 45,18% dos estudantes têm atendimento o dia inteiro. Isso significa que no município, a Meta 6 do PNE – Plano Nacional de Educação está atendida e, assim, superada. A Meta 6 do PNE determina que, até 2024, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendam, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica em tempo integral.
As escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs) de Tempo Integral têm um diferencial, todas têm aulas, durante o dia todo, de forma contínua em sua organização curricular. “As áreas do conhecimento e as atividades complementares são integradas ao longo do dia. Os alunos recebem três refeições diárias, incluindo o almoço e, na sua maioria, os professores têm dedicação exclusiva à escola, ou seja, 40 horas semanais”, destaca o prefeito Luciano Orsi. Outro diferencial são as aulas de alfabetização para primeiro e segundo anos e de cultura gaúcha do terceiro ao quinto ano.
A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, observa que o resultado na aprendizagem é muito positiva. “De 2015 a 2019, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem aumentado consideravelmente nessas escolas. Em 2021, devido ao período pandêmico, algumas seguiram crescendo, outras, estabilizaram”, diz a secretária.
Qualidade do Ensino
Em Campo Bom, a educação é destaque, mais ainda por ter a escola de tempo Integral como política pública, visando a qualidade do ensino, em especial, em comunidades onde há maior risco de crianças em situação de vulnerabilidade social. Esse sistema de ensino contribui para o desenvolvimento pleno no campo das ciências, artes, cultura, tecnologia, mídia, esporte e linguagem. O estudante é o protagonista, uma vez que o objetivo principal é a formação humana do aluno/cidadão campo-bonense que se quer formar.
Diferencial
Com o olhar na formação humana integral, cada escola traz para o seu Projeto Político Pedagógico o repertório e as necessidades dos sujeitos e de seus territórios.
Exemplos do que diferencia a Escola Integral das demais:
EMEF Dona Augusta – Nas aulas de Aprendizagem Criativa são estimuladas a criatividade e o empreendedorismo. O trabalho todo é “mão na massa” e os alunos se sentem capazes de criar soluções para as diversas situações que surgem na escola e na comunidade escolar, além de terem a oportunidade de explorar seus interesses e talentos.
EMEF Emílio Vetter – Um dos aspectos mais notáveis da escola é a ênfase nas atividades realizadas no pátio em contato com a natureza, permitindo que os alunos aproveitem os diferentes espaços. Essa abordagem reconhece a importância do ambiente para o desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, promove a conscientização e o respeito pelo meio ambiente.
EMEF Octacílio Fauth – A escola se destaca pela recente formação da sua banda escolar, um sonho antigo de toda comunidade do bairro. No ano de 2022, a banda deixou de ser somente um sonho e virou uma linda realidade, composta por alunos do 4º e 5º ano.
EMEF Edmundo Strassburger – Os primeiros anos têm semanalmente aulas de alfabetização que contemplam o processo de alfabetização de forma lúdica. O objetivo principal é a prática do reforço de forma mais individual, a fim de suprir lacunas que estejam apresentando em sala de aula.
EMEF Esperança – No projeto de Matemática os alunos constroem e exploram jogos pedagógicos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Como o jogo é um elemento mediador da aprendizagem, a oficina contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo dos alunos.
EMEF Marcos Silvano – O Grupo de Dança Gaúcha “Marcos da Tradição” conta com 46 alunos do 3º ao 8º ano, sendo divididos em dois grupos, mirim e juvenil.
EMEF Princesa Isabel – O projeto de xadrez é realizado com todos os alunos do 1º ao 5º ano, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, impulsionar a imaginação, a capacidade de concentração, o pensamento crítico e principalmente a autoestima.