EDUCAÇÃO

Escolas municipais hamburguenses são referência para profissionais de educação de outros estados

As propostas pedagógicas e concepções adotadas na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo seguem atraindo a atenção de educadores de diferentes lugares do Brasil. Nos dias 25 e 26 de setembro, uma comitiva formada por profissionais de diferentes áreas e oriundos de diversos estados brasileiros como Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro esteve na cidade para conhecer detalhes do trabalho realizado em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Ao todo, 25 educadores entre professores, coordenadores pedagógicos, especialistas da área da Educação, secretárias de Educação e a prefeita Priscila Gambale, do município de Ferraz de Vasconcelos-SP, compuseram o grupo. Durante as visitas nas escolas, a comitiva pode acompanhar de perto o cotidiano das crianças e dos professores, além das características e qualificação dos espaços físicos disponíveis para esta etapa da Educação Básica em Novo Hamburgo. “Os visitantes puderam conhecer in loco a proposta qualificada desenvolvida na Rede Municipal de Novo Hamburgo, interagindo com professores, crianças e equipes diretivas”, comenta a diretora de Educação, Neide Vargas, que conversou com o grupo e acompanhou as visitas.

 

Práticas inspiradoras

Este intercâmbio pedagógico foi organizado por um grupo de São Paulo especialista em viagem de estudos. O objetivo é estimular a visitação de espaços educativos que possam inspirar outros educadores a partir das suas práticas pedagógicas. Ao longo dos dois dias, o grupo visitou quatro escolas hamburguenses: EMEIs Pica Pau Amarelo (Canudos), Joaninha (Canudos), João de Barro (Rondônia) e Leonel de Moura Brizola (Santo Afonso). Em cada uma das escolas, as equipes diretivas puderam apresentar os espaços e os pontos de destaque da sua prática pedagógica, tais como: a investigação com as crianças, o planejamento de contexto, o brincar heurístico, o acolhimento e a comunicação dos processos vividos na escola.

A visita também foi acompanhada pelo professor Paulo Fochi, coordenador do Observatório da Cultura Infantil (OBECI), comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional que as escolas visitadas participam. “Foi uma experiência muito rica com profissionais de diferentes cidades, realidades, experiências, mas unidos pela mesma concepção de Educação Infantil, que respeita às crianças e suas infâncias e que defende a construção e manutenção de uma escola pública, de qualidade, mais honesta com as crianças”, resume a coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, Luciane Varisco Focesi.

 

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