CAMPO BOM
Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) será instalado em Campo Bom
Ótima notícia para os produtores locais. A implantação do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Campo Bom está quase concluída. No espaço, os agricultores terão acesso, entre outros serviços, à emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) — documento oficial para transporte animal no país — e das declarações obrigatórias de atualizações de rebanho. O EDA funcionará no Espaço Cidadão Cidadania e tem inauguração prevista para o dia 1º de setembro.
A chegada do escritório no município se deu através da assinatura de um termo de cooperação técnica com o Estado. No Rio Grande do Sul, o Serviço Oficial de Defesa Agropecuária é representado pelo Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A partir disso, servidoras cedidas pela Prefeitura passaram por treinamento na Inspetoria Regional de Ivoti para qualificar os serviços que serão oferecidos em Campo Bom.
O prefeito Luciano Orsi comemora essa, que é mais uma conquista do município. “A implantação deste escritório vem sendo discutida há algum tempo, porque é algo que trará benefícios para os produtores locais. Como resultado de muito trabalho, esse passo foi dado”, afirma. Henrique Scholz, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), diz que a iniciativa é parte de um projeto maior de apoio da pasta ao setor agrícola. “Ações que facilitam a vida dos produtores nos ajudam a fazer crescer a economia local. Além disso, a inspeção de produtos e insumos agropecuários, parte do trabalho da Defesa Agropecuária, assegura a qualidade dos produtos e a saúde da nossa população”, destaca.