CAMPO BOM
ESF Quatro Colônias é a primeira a realizar inserções de DIU nos bairros
Procedimento era executado apenas no Centro Materno Infantil (CMI), mas profissionais de toda a rede municipal estão sendo capacitados
Por reconhecer a contracepção como questão de saúde pública e direito da mulher, Campo Bom deu mais um passo a fim de garantir o acesso universal ao DIU, o dispositivo intrauterino. No sábado (24/06), a ESF Quatro Colônias se tornou a primeira unidade de saúde de bairro a realizar inserções do DIU de cobre na rede municipal. Foram executados três procedimentos que haviam sido previamente agendados.
O DIU é um método contraceptivo reversível, de longo prazo — até 10 anos —, e que apresenta eficácia de 99%. Até agora, as inserções eram realizadas apenas no Centro Materno Infantil (CMI), com 175 colocações em 2023 até 31 de maio, mas a Prefeitura já havia anunciado que estava capacitando mais profissionais médicos para executar o procedimento nas unidades dos bairros. A do Quatro Colônias foi a primeira e outras devem iniciar as inserções em breve.
Além da ampliação dos locais de atendimento, a desburocratização também levou Campo Bom a se tornar referência estadual e chamou a atenção da RBS TV, em março, quando uma equipe de reportagem do Jornal do Almoço esteve no CMI. “Nós tiramos tudo que não era obrigatório para o procedimento a fim de agilizar o processo e assegurar a opção na rede pública para as mulheres campo-bonenses”, destaca o prefeito Luciano Orsi.
A iniciativa fez com que as inserções na rede municipal aumentassem em mais de 650% de 2021 (43 procedimentos) para 2022 (325). De acordo com a secretária municipal de Saúde, Drª. Suzana Ambros Pereira, a consulta inicial hoje é feita no bairro e o procedimento, no caso das unidades que ainda não realizam a inserção, é encaminhado para o CMI, mediante aprovação médica, processo que dura entre 60 e 90 dias.