Connect with us

Sem categoria

Especial Bicentenário da Imigração Alemã – Trindade: Primeira comunidade Luterana do Sul do Brasil  

Comunidade foi um importante ponto de encontro entre os primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram em Campo Bom

Criada em 1828 pelo pastor Frederico Cristiano Klingelhöffer, a Comunidade da Trindade, em Campo Bom, é considerada a mais antiga comunidade de confissão luterana do Sul do país. Marco na história campo-bonense, a comunidade foi um importante ponto de encontro entre os primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram em Campo Bom. A Igreja da Trindade, um dos primeiros templos Luteranos construído no Sul do país, foi tombada em 2021 como Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom.

Desenho do primeiro prédio da igreja e escola da Comunidade Luterana de Campo Bom – Imagem: Arquivo/Roberto Atkinson

Conforme o historiador e presidente da Associação Pró-Memória de Campo Bom, Roberto Atkinson, a comunidade da Trindade teve papel importantíssimo na vida dos primeiros colonos. Além de servir para fortalecer a fé de evangélicos e também católicos, pois o local, por algum tempo, também acolheu as missas da Comunidade Santa Teresinha, a comunidade também foi uma escola e ajudou a alfabetizar muitos dos imigrantes e seus descendentes, que viriam com o tempo a se tornar os primeiros campo-bonenses.

Atkinson explica que, com a criação da Trindade, a comunidade evangélica de São Leopoldo se dividiu. “Do lado direito do Rio dos Sinos, a sede ficou aqui em Campo Bom. Até mais ou menos 1850, Campo Bom atendia desde Igrejinha e Três Coroas até Linha Nova, com pastorado itinerante”, assinala o historiador.

Igreja da Trindade em 1926 – Imagem: Arquivo/Roberto AtkinsonEm 1850 foi colocada a pedra fundamental do que viria a ser efetivamente o templo da Trindade, concluído em 1851. Conforme Atkinson, as colônias alemãs sempre seguiam um padrão de ter três instituições em conjunto. “A comunidade, o cemitério e a escola. Porque o mesmo prédio inicialmente que servia como igreja durante o final de semana, durante a semana era utilizado para dar aulas”, destaca. A escola da comunidade, que em 1897 mudou de endereço, hoje é o Colégio Sinodal Tiradentes, considerada, de acordo com Atkinson, a escola mais antiga do Sul do Brasil.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados