NOVO HAMBURGO

Especialista do Senac Novo Hamburgo dá dicas de como vender no Natal

O Natal está chegando e, com ele, uma das datas mais esperadas pelo comércio. As luzes, as decorações e o clima festivo não apenas aquecem os corações, mas também impulsionam as vendas. Para os comerciantes, essa é a oportunidade perfeita para aumentar os lucros e encerrar o ano com resultados positivos. Mas, para aproveitar o potencial dessa época, é preciso planejamento, estratégia e boas práticas de vendas.

Segundo o especialista em marketing e docente do Senac Novo Hamburgo, Emerson Reis, em um mundo onde o consumo é cada vez mais nichado, é complicado classificar uma data com melhor ou pior que as demais, porém o Natal é um período extremamente importante para o comércio.

O docente indica para os negócios locais a necessidade de criar uma experiência positiva, que aumente a intenção do cliente em visitar o ponto de venda. “Isso se deve ao fato de, cada vez mais, as vendas online estarem popularizadas e difundidas. Com isso, se for competir por preço, a concorrência é quase desleal, porém nós sabemos que o consumidor brasileiro é um dos que mais prioriza a experiência de compra no mundo. Dessa forma, fica nítido que criar promoções, sorteios, prêmios e, até mesmo, uma decoração que remeta à data, pode ser um grande diferencial competitivo”, explica.

Assim como em todas as sazonalidades, o Natal, de acordo com o especialista, possui suas tendências (ou trends, como a Geração Z gosta de falar). “É possível tentar aproveitar e surfar essas ondas, utilizando filtros das redes sociais, modelos de design que carregam as cores natalinas e afins. Mas, de novo, é importante lembrar que boa parte das outras marcas farão o mesmo”, recomenda.

Em tempos de muitas redes sociais, Reis aconselha que prestar um bom atendimento, do início ao fim do processo de compra, pode ser um ato de extrema inovação. “Repito: pouca gente sabe prestar um atendimento qualificado. O melhor de tudo é que para isso, você, muitas vezes, não depende do suporte de plataformas digitais. Basta entender a dor do seu cliente, sanar essa necessidade da melhor maneira possível e tentar construir um ambiente de troca genuíno”, destaca.

Para quem quiser se aperfeiçoar nas vendas, surge a importância dos cursos profissionalizantes. O docente ressalta que a importância da qualificação é gigantesca. “Temos que parar de achar que venda é dom. Algumas pessoas, de fato, podem possuir mais aptidão para se comunicar e coisas do tipo, mas é preciso ter técnica. Saber potencializar o que a pessoa já possui ou até mesmo desenvolver elementos que ainda não estão em evidência e são necessários para obter um sucesso ainda maior nas vendas. Vender bem é mais simples do que parece, mas é necessário seguir métodos e processos. Costumo dizer em sala de aula: a jornada de compra precisa ser fluida, leve e natural do lado de lá do balcão. Ou seja, o cliente precisa se sentir à vontade e tomando a melhor decisão da sua vida. Agora, do balcão para dentro, ele precisa ser bem mapeado e orquestrado”, complementa.

Nos cursos do Senac Novo Hamburgo, o plano de ensino é centrado no aluno, com foco em suas necessidades e no desenvolvimento de suas habilidades, considerando a bagagem que ele traz e o contexto em que está inserido. “Estamos sempre atualizados. Nos dias de hoje, de um mês para o outro, muita coisa muda, as pessoas passam a comprar por motivos e através de formas diferentes. Estamos sempre em busca de uma atualização rápida e eficiente. Não dá para vender em 2024 da mesma forma como vendíamos em 2023”, conclui o especialista.

Para se inscrever nos cursos, os interessados devem acessar o site do Senac Novo Hamburgo (www.senacrs.com.br/nh) ou comparecer na escola, localizada na Av. Nações Unidas, 3760, no bairro Rio Branco. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 3553-7350.

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