Connect with us

CAMPO BOM

Estação Meteorológica de Campo Bom completa 40 anos

Há quatro décadas Nilson Pedro Wolff é o encarregado da estação no município

Com as operações iniciadas em 1° de setembro de 1984, a Estação Meteorológica de Campo Bom completa neste domingo 40 anos de atividade e de registros de dados climáticos. Coordenada desde sua implantação pelo meteorologista e encarregado voluntário Nilson Pedro Wolff, o local é um importante marco para a história climatológica de Campo Bom e do Vale do Sinos, além de auxiliar na previsão e aviso de desastres naturais, como as enchentes históricas ocorridas durante os últimos anos.

De acordo com Nilson, que mesmo após a aposentadoria seguiu como encarregado voluntário da estação, a inauguração do local ocorreu efetivamente em 7 de setembro de 1984, como ilustra a imagem da matéria, retirada dos arquivos do meteorologista. Na foto aparecem a esquerda do portão o prefeito de Campo Bom na época, Karl Heinz Kopittke, e ao seu lado o deputado Nestor Fips Schneider. Ao centro do portão a garotinha Camile Hoffmeister abria a fita inaugural. Nilson trabalhava na época na prefeitura de Campo Bom, e foi um dos principais articuladores da implantação da estação no município.

Ele destaca que, ao longo destas quatro décadas de existência, a série histórica de dados climáticos de Campo Bom vem ajudando a conhecer a característica do clima do Vale dos Sinos, pois os dados da Estação têm abrangência de influência de até 50 km. “Com orgulho sou o coordenador da Estação de Meteorologia de Campo Bom desde a data de sua implantação em 1° de setembro de 1984. Conhecermos o clima local é fundamental na tomada de decisões no dia a dia da população e na infraestrutura do Município através do Poder Público”, aponta Nilson.

Legenda – Nilson Pedro Wolff, há quatro décadas encarregado da estação meteorológica de Campo Bom

Em relação aos recordes climáticos, o meteorologista destaca a temperatura máxima registrada até hoje, que ocorreu em novembro de 1985 com tórridos 41.9 ºC. Nilson também aponta o recorde de mínima de -1.8 °C em julho de 2000 e em julho de 2009. O mês mais seco até hoje foi com apenas 5.4 mm em junho de 2016. Já o mês mais chuvoso em 40 anos infelizmente ainda está fresco na memória dos campo-bonenses, em maio de 2024 com 546.2 mm, ocasionando a enchente histórica que atingiu Campo Bom e praticamente todo o estado gaúcho.

 

Biblioteca Climática

Com o seu trabalho à frente da estação, Nilson Pedro Wolff também idealizou a Biblioteca Climática de Campo Bom, implantada em junho de 2011, e atualmente localizada no Complexo do CEI. O local abriga registros, fotos e dados históricos do clima de Campo Bom e da região, sendo um espaço único na região. Por seu trabalho a frente da estação, Nilson foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Campo Bom em 2019.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados